Brasília Amapá |
Manaus

Artur já tem planos para a habitação

Compartilhe

prourbis1O candidato a reeleição Artur Neto já tem definido em plano de governo os novos programas para a questão habitacional de Manaus. Depois de projetos que resultaram em aproximadamente 1 mil habitações, o prefeito quer desenvolver, na próxima gestão, o programa ‘Sempre ao seu lado, o início da construção do conjunto habitacional Cidadão Manauara 2, o Plano Municipal de Habitação e a entrega de mais títulos definitivos de terra.

Desde 2013, a Prefeitura de Manaus já entregou 204 apartamentos para pessoas que antes moravam às margens de igarapés no Jorge Teixeira, na zona Leste da cidade; concedeu títulos de terra definitivos para mais de 3.100 moradores de várias zonas; e está prestes a entregar 784 apartamentos do conjunto habitacional Cidadão Manauara, no Santa Etelvina, que vai beneficiar aproximadamente 3 mil pessoas.

“A questão habitacional sempre foi algo tratado com mais atenção pelo Estado. Nós decidimos não esperar. Primeiros tiramos pessoas que estavam em situação mais crítica em igarapés do Jorge Teixeira. Depois começamos a fazer o Cidadão Manauara, com apoio da Caixa Econômica Federal. É um setor importante que precisa de dedicação”, diz Artur.

Em 2017, mais 1 mil apartamentos começam a ser construídos também no Santa Etelvina, o Cidadão Manauara 2. O projeto já foi aprovado pela Caixa Econômica Federal e agora, com o Governo Federal mais parceiro, o projeto começa a sair do papel para ser entregue de forma mais rápida que o primeiro módulo.

A população de baixa renda de Manaus também passará a contar com um novo serviço da prefeitura para a construção de moradias. Com o ‘Sempre ao seu lado – Habitação’, o cidadão poderá solicitar o projeto técnico de construção e também reconstrução de sua casa e assim ter a base dos documentos necessários para dar entrada em seu imóvel e regularizá-lo junto aos órgãos públicos. O projeto técnico das obras será preparado por engenheiros e arquitetos da prefeitura.

“Estamos desenvolvendo o Plano Municipal de Habitação, que será voltado à promoção de parcerias com o governo federal e instituições privadas, com vistas a viabilizar a produção de unidades habitacionais de baixo custo e a legalização de assentamentos e conjuntos habitacionais”, explica o prefeito.

Na próxima gestão ainda serão entregues mais de 6 mil títulos definitivos a moradores de diversos bairros com prioridade para as zonas Leste e Norte. Os entendimentos com órgãos da Justiça já começaram para a regularização fundiária dessas áreas.

prourbis

“Acredito que nossa gestão foi a que mais investiu no setor habitacional quando comparamos às administrações anteriores. Mas é preciso fazer projetos com os pés no chão, não com delírios. Sonhamos com o que é factível”, finaliza Artur.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7