Amazonino Mendes anuncia a volta do fundo de desenvolvimento do interior; criado por ele há 15 anos
Manaus – Governador Amazonino Mendes (PDT) em visita à Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) nesta terça (31), anunciou a volta do fundo de desenvolvimento do interior, o FTI, em 2018.
O fundo, que ele criou há 15 anos, com recursos de empresas do Distrito Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), foi abandonado pelos governos que o sucederam.
“Nos últimos tempos o fundo foi usado para pagamento de pessoal, deixando as administrações no interior a pão e água. Vamos ter o fundo no novo orçamento”, disse o governador.
O orçamento de 2018 inclui investimentos de R$ 15 bilhões no Fundo de Fomento ao Turismo (FTI), Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas.
Dermilson Chagas (PEN), líder de Amazonino na ALE-AM, disse que a expectativa do governo é que a casa vote a lei do orçamento até 17 de dezembro, quando começa o recesso parlamentar.
David Almeida (PSD), presidente da ALE-AM, foi quem articulou e aprovou o projeto de lei no final de 2016 direcionando recursos do FTI para outras áreas.
Dermilson alertou que o governador poderia estar cometendo crime de responsabilidade ao desviar recursos do FTI para outras finalidades.
“O governo erra já que a medida diminui aporte financeiro ao interior… Eu pedi para retirar de pauta e ampliar as discussões, mas o líder do governo (David Almeida) não atentou para risco”, afirmou o atual líder do Executivo.