Alessandra Campêlo articula melhoria da saúde de Beruri com prefeita e vereadores na Susam
A solução para os principais gargalos da saúde do município de Beruri foram tratados durante reunião articulada pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) com o secretário Francisco Deodato. Participaram da atividade desta terça-feira, 31, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em Manaus, a prefeita da cidade, Maria Lucir Santos de Oliveira (PMDB), além dos vereadores Nena Anísio, Natan Saldanha, Marcelo Praia e Zé Roberto.
A deputada inicialmente apresentou os demandantes e a importância de o Governo dar uma atenção especial ao município localizado a 173 quilômetros de Manaus em linha reta, na região de Manacapuru. Depois, a prefeita que é conhecida popularmente como “Dona Maria” apresentou os principais desafios na área de saúde em Beruri.
Inicialmente a prefeita falou sobre a deterioração do hospital do município, que precisa de reparos na cobertura e manutenção do prédio. Na parte interna, é necessário o conserto ou a compra de novos equipamentos. Na questão dos recursos humanos, há carência principalmente de médicos ou pelo menos a substituição de um dos profissionais que trabalhava em Beruri.
Segundo a prefeita os vereadores, a saúde da mulher também precisa de apoio. O mamógrafo da cidade está encaixotado por falta de no break e processador, prejudicando a prevenção do câncer de mama e a campanha do Outubro Rosa. Falta ainda uma ambulância para remoção de pacientes no município e medicamentos. Aparelhos de raio-x e hemograma também precisam de manutenção, pois funcionam de forma precária.
O secretário da Susam sinalizou positivamente em resolver as demandas apresentadas, inclusive com pequenas reformas em hospitais, distribuição de medicamentos e aumento do repasse para os municípios melhorarem o atendimento de saúde no interior. Entretanto, Francisco Deodato ressaltou que o Governo ainda faz um levantamento sobre as necessidades de todos os municípios.
“Reconheço que o temos de saúde no interior é sustentado pelos municípios. Temos 27 dias que assumimos o Governo e ainda estamos fazendo o levantamento da situação, mas defendo junto ao governador que toda ação de saúde deve ser trabalhada em parceria com as prefeituras”, disse o secretário.
Deodato antecipou que a Susam investirá também na melhoria do atendimento em Manacapuru, município-pólo que atende pessoas oriundas de Beruri, Anamã, Caapiranga e Tapauá. É uma forma de tirar a pressão sobre as unidades da capital, que já têm uma demanda gigantesca.