ALEAM virou a casa da “mulher” do Roberto Cidade: Thaísa Coelho usa auditório para fazer festa de sua empresa privada
Manaus – A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que deveria ser um espaço exclusivo para atividades de interesse público, tem sido usada com frequência como vitrine pessoal e palco de eventos da família do presidente da Casa, o deputado estadual Roberto Cidade (UB).
No próximo 7 de agosto, está programada no auditório Belarmino Lins uma cerimônia do Dia dos Pais organizada pelo Centro Educacional Aruanã, escola privada de Manaus que pertence à família de Thaísa Coelho, esposa do deputado. Thaísa se apresenta nas redes sociais como CEO da instituição, cuja razão social (CNPJ 84.124.494/0001-06) está registrada em nome de Evânio Coelho de Souza, seu parente direto.
O evento aparece no calendário oficial da Aleam, mas não há qualquer justificativa para que uma empresa privada esteja ocupando um espaço público mantido com dinheiro da população. A pergunta que fica é direta: por que a escola não realiza o evento em sua própria sede?
A estrutura usada — com energia elétrica, segurança, limpeza e climatização — é bancada com recursos públicos, ou seja: mais uma vez, o amazonense que irá pagar a conta.
Na prática, a Aleam tem se tornado uma extensão das atividades pessoais da esposa do presidente. Thaísa aparece com frequência em eventos internos, mesmo sem ocupar nenhum cargo público.
O uso recorrente do prédio da Assembleia para promoção de iniciativas ligadas à sua imagem e aos negócios da família escancara um desrespeito à finalidade institucional do Parlamento. Esses eventos da escola já vêm sendo realizados nas dependências da Aleam desde o início do relacionamento entre Thaísa Coelho e Roberto Cidade, o que evidencia um padrão de favorecimento que se prolonga há anos.
Funcionários da própria Assembleia, inclusive, têm relatado insatisfação com a situação, enviando diariamente reclamações internas sobre o uso indevido do espaço público para fins privados.