Brasília Amapá |
Manaus

Aleam recebe comitiva de deputados de Roraima para recuperação da BR-174

Compartilhe
Aleam recebe comitiva deputados de Roraima para recuperação da BR-174

Amazonas – Nesta terça-feira (14), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu uma comitiva de deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) que esteve na Casa Legislativa para tratar sobre o estado precário de infraestrutura da BR 174 (Manaus – Boa Vista). O presidente da Comissão de Viação, Transporte e Obras da ALE-RR, deputado Renato Silva (Pros), falou no Plenário Ruy Araújo, durante uma Cessão de Tempo, sobre a preocupação dos parlamentares de Roraima com a manutenção da estrada.

Para o deputado roraimense, o funcionamento da BR -174 é uma questão de sobrevivência. “É a única estrada que dá acesso ao restante do país. Se esta estrada ficar intrafegável em 48 horas, o estado de Roraima não terá mais energia. Sabemos que a responsabilidade é do Governo Federal, mas não impede que os estados façam convênio entre si. Pedimos o apoio da Assembleia do Amazonas para intervir e nos apoiar na solução desse problema”, pediu Renato Silva, ressaltando que a responsabilidade pela manutenção da estrada é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT).

A deputada Alessandra Campêlo (PSC) considerou lamentável a situação de isolamento que o Amazonas e Roraima vivem. “Roraima só consegue chegar ao Amazonas pela BR-174 e quando chega aqui continuamos ilhados, porque a BR-319 continua intrafegável. Somos ilhas, temos restrito o nosso direito de ir e vir. Isso afeta nossas economias, aumenta o custo das coisas aqui e em Roraima. A minha sugestão é que se faça uma Comissão das duas Assembleias para que possamos ir até nossas bancadas federais e que seja solicitado ao DNIT um relatório que explique o que foi feito nos últimos anos pelo DNIT com os recursos federais que recebe para atuar nessas estradas”, propôs.

O deputado Mário César Filho (UB) deu as boas-vindas à comitiva macuxi e disse conhecer de perto o problema levado até a Aleam. “A última viagem que eu fiz de carro pela BR-174 foi traumática. Tem muita gente daqui que tem negócios em Roraima daqui e precisa dessa estrada. É todo um prejuízo. Podem contar comigo nessa luta”, apoiou.

Para o deputado Adjuto Afonso (UB) a estrada é importante para o Estado do Amazonas também. “Acho importante que as duas bancadas federais, tanto do Amazonas como de Roraima, de juntar forças para que a estrada fosse recuperada. Acho que o DNIT é muito omisso para resolver essas coisas, então é hora para nós acelerarmos essa solução. Contem com o nosso apoio, é nosso dever e nossa preocupação”, destacou.

Também falaram em apartes os deputados Thiago Abrahim (UB), Abdala Fraxe (Avante), Daniel Almeida (Avante) e Dan Câmara (PSC) sobre a importância da rodovia para ambos estados e colocaram-se à disposição para buscar uma posição do DNIT sobre a recuperação. Além do deputado Renato Silva, a comitiva da Ale-RR é composta pelos deputados Ângela Portella (PP), Catarina guerra (UB), Joilma Teodoro (Podemos), Neto Loureiro (PMB), Armando Neto (PL) e Doutor Cláudio Cirurgião (UB).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7