Alberto Neto critica fala de Marina Silva sobre BR-319: “Não é estrada de passeio, é sobrevivência para o AM”
Amazonas – O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) criticou publicamente uma fala da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre a BR-319, rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho. Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (2), o parlamentar repostou um vídeo em que Marina questiona a viabilidade econômica e ambiental da estrada, e classificou a declaração como um desrespeito à realidade do povo amazonense.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Em resposta, Alberto Neto rebateu com veemência:“A BR-319 não é estrada de passeio, é o caminho da sobrevivência para o Amazonas. Ela é vital para o desenvolvimento do nosso estado, para o sustento de milhares de famílias.”
O deputado também aproveitou para denunciar o que considera um abandono do estado pelo governo federal, especialmente diante das dificuldades enfrentadas pela população durante o período de chuvas intensas e cheia dos rios, que dificultam ainda mais o transporte na região.
A BR-319 é tema recorrente de debates entre lideranças do Norte e o Governo federal. Para políticos da região, a estrada é vista como essencial para a integração do Amazonas ao restante do país, facilitando o escoamento de produtos, o acesso a serviços e a redução da dependência do transporte fluvial ou aéreo.
Já para ambientalistas e representantes do Governo federal, como Marina Silva, a estrada levanta preocupações sobre o possível avanço do desmatamento e a degradação de áreas protegidas da Floresta Amazônica.