Brasília Amapá |
Manaus

“A Direita mudou o jogo”: com apoio de Bolsonaro, chapa do PL pode chegar direto ao 2º turno das eleições em Manaus

Compartilhe
Com apoio de Bolsonaro, chapa de Alberto Neto e Menezes pode chegar direto ao 2º turno das eleições em Manaus

Manaus – O deputado federal Capitão Alberto Neto e o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, já sinalizam uma nova aliança para a disputa pela Prefeitura de Manaus em 2024. Após a recente decisão judicial que confirmou a permanência de Menezes no Partido Liberal (PL), Alberto Neto iniciou um diálogo sobre a formação de uma chapa “puro sangue”, indicando a chance de Menezes ser seu vice. Diante disso, a grande influencia e popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro em apoiar a chapa pode ser crucial e definir o cenário eleitoral em 2024.

Em entrevista à influenciadora Lomittas, Alberto Neto destacou a importância de reconstruir a imagem de Menezes dentro do PL, superando desentendimentos ocorridos nos últimos meses. O parlamentar enfatizou sua disposição em deixar vaidades de lado em busca da vitória eleitoral.

A influência da Direita no Amazonas ganha destaque, com Alberto Neto ressaltando a importância da união desse campo político visando não apenas as eleições de 2024, mas também a presidencial de 2026.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, atuando como líder e conciliador, resolveu divergências no diretório do PL-AM, intermediando entre Alberto Neto e Coronel Menezes. Essa intervenção torna crucial a eleição para a Prefeitura de Manaus para o PL nacional, aumentando a relevância da possível chapa formada por Alberto Neto para prefeito e Coronel Menezes para vice.

Pesquisas locais indicam que Jair Bolsonaro mantém sua preferência entre os eleitores de Manaus, com uma votação expressiva em 2022. Menezes, associado à imagem de Bolsonaro, pode desempenhar um papel significativo no processo eleitoral, conforme sua votação expressiva na última eleição para o Senado. A pesquisa do Instituto Pontual, realizada no final do ano passado com 1,6 mil entrevistas em Manaus, destaca a importância da união da Direita e a possível reconfiguração do cenário político na cidade.

Dos mais de 600 mil votos que Bolsonaro obteve, Menezes conquistou 544 mil e o candidato à reeleição, Wilson Lima também, foi muito beneficiado com quase 400 mil votos na capital amazonense. Com os dados da pesquisa, também é possível ver que Bolsonaro ainda possui uma forte influência em Manaus. Veja:

A presença de Bolsonaro em Manaus, evidenciada pela forte influência, pode ser determinante nas eleições. O quantitativo robusto de votos que Bolsonaro obteve na capital amazonense destaca sua capacidade de impactar o cenário político local.

Menezes, com sua votação surpreendente na última eleição, tendo a imagem associada a Bolsonaro, pode ser um importante agregador de votos para a candidatura “puro sangue” do PL. Em contrapartida, a influência do presidente Lula em Manaus parece ser limitada, tendo menos impacto na escolha do eleitor manauara.

A união da Direita em Manaus, se concretizada com a forte influência de Bolsonaro, pode representar um desafio para os líderes das pesquisas internas, como David Almeida, Amom Mandel e Roberto Cidade. O “alarme” soa para esses candidatos diante do potencial de mudança no jogo eleitoral. O pleito de 2024 promete ser dinâmico e marcado pela influência estratégica de Jair Bolsonaro.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7