Brasília Amapá |
Manaus

Zona de guerra: PCC, CV e FDN transformam Manaus em campo de batalha pelo poder do tráfico

Compartilhe

Manaus – A cidade de Manaus-AM está vivendo um campo de guerra entre facções criminosas. Uma grande disputa sangrenta por pontos de tráfico de drogas deixa a população em perigo e com medo, em todas as zonas da cidade. Separamos algumas matérias publicadas pelo Portal CM7 que mostram a guerra entre, FDN, PCC e CV.

Veja as matérias:

https://portalcm7.com/noticias/policia/guerra-de-faccoes-soldado-da-fdn-e-metralhado-no-sao-raimundo-por-membros-do-cv-veja-video/

https://portalcm7.com/noticias/policia/secretario-de-seguranca-louismar-bonates-negociou-com-faccao-criminosa-fdn-que-domina-presidios-diz-policia-federal/

https://portalcm7.com/noticias/policia/53-dos-55-corpos-de-mortos-no-massacre-do-cv-x-fdn-em-presidios-sao-liberados/

https://portalcm7.com/noticias/policia/racha-no-fdn-joao-branco-saiu-do-fdn-e-vai-para-o-comando-vermelho-motivo-das-mortes-dentro-do-compaj-imagens-fortes/

https://portalcm7.com/noticias/policia/guerra-entre-fdn-x-cv-resulta-em-tiroteio-e-panico-por-toda-manaus-veja-video/

https://portalcm7.com/noticias/policia/fdn-x-cv-3-mortos-e-5-feridos-durante-guerra-pelo-trafico-na-zona-leste-veja-video/

https://portalcm7.com/noticias/policia/cameras-flagram-momento-exato-que-soldado-da-fdn-e-metralhado-no-sao-raimundo-veja-video/

https://portalcm7.com/noticias/policia/tribunal-no-crime-mulher-trai-chefao-da-fdn-e-leva-varios-golpes-de-tercado-veja-video-18/

https://portalcm7.com/noticias/policia/matador-do-fdn-gil-e-executado-com-varios-tiros-na-cabeca-no-prosamim-do-santa-luzia-imagens-fortes/

https://portalcm7.com/noticias/brasil/video-membros-da-fdn-tortura-e-mata-de-forma-cruel-soldado-do-pcc-imagens-fortes/

Na madrugada desta quarta-feira, 17, vídeos começaram a circular onde mostram integrantes da FDN comemorando a “marcação de território”, nas ruas do Igarapé do 40, zona Sul de Manaus.

Nas imagens o grupo aparece fortemente armado e um deles picha um muro com a sigla da FDN, além de fazer provocações a facção rival.

Na noite de terça-feira (16), policiais militares estiveram no bairro Crespo, zona Sul de Manaus, após informações de confronto entre facções naquela região.

Nas últimas semanas houve diversos tiroteios em vários pontos da capital.

Veja vídeo:

Entenda

Uma trama marcada por supostas traições e se tornou uma ameaça ao futuro da maior facção criminosa da região Norte, a FDN (Família do Norte). A guerra dentro do grupo foi responsável pelas 55 mortes dentro do sistema prisional do estado no fim de maio. Entre os próprios membros da FDN, há suspeita de informações falsas circularem para causar discórdia.

A facção, que já havia protagonizado outra barbárie em 2017, não briga só entre si, mas também está em disputa contra os dois maiores grupos organizados do país: o PCC (Primeiro Comando da Capital) e a CV (Comando Vermelho). Agora, as rivais devem ganhar força com a disputa interna da FDN.

Em 2017, quando houve um grande massacre no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim) que deixou 56 mortos, o CV era aliado da FDN e a briga, na ocasião, se tratava de uma disputa com o PCC. No ano passado, a FDN rompeu com o CV, o que fez a facção perder força –já que o motivo da briga foi a traição de um dos então líderes da FDN. Agora, além de externa, a disputa envolve seus dois maiores principais líderes –embora existam versões ainda conflitantes da confusão.

O novo cenário trouxe preocupação do governo do Amazonas, que pediu antecipadamente a renovação da permanência da Força Nacional de Segurança por mais um ano, além de lançar a operação “fecha quartel”, para pôr mais PMs nas ruas.

Guerra interna

Segundo relatório Departamento de Inteligência do Sistema Penitenciário do Amazonas, as mortes desta semana teriam sido ordenadas por lideranças da FDN. “Foram motivadas pela disputa interna por poder e como forma de afirmação perante a massa carcerária”, afirma o documento.

A briga seria entre dois dos fundadores e chefes da FDN: José Roberto Fernandes Barbosa, o Zé Roberto, e João Pinto Carioca, o João Branco. Ambos estão em presídios federais, mas seguem dando cartas no grupo.

Histórico recente de brigas

A FDN tem um histórico de brigas internas e traições. No passado, CV e FDN brigaram após a descoberta de um suposto plano de traição de outro então líder da facção amazonense, Gelson Carnaúba, também conhecido como Mago G. Junto com Zé Roberto e João Branco, eles foram os fundadores da FDN, em 2004, no bairro Compensa, em Manaus.

Expulso da facção, Gelson passou a ser um dos líderes da CV no Estado, e desde então teria atuado para minar a FDN.

Além das duas facções, o PCC também está presente no estado há anos, mas sempre teve problemas por ser um grupo paulista. Os criminosos do Amazonas questionavam as ordens vindas do comando da facção e a remessa de dinheiro arrecadado no estado para São Paulo. Com base nisso, a FDN se apoiou no caráter regionalista para, com apoio do CV, iniciar a guerra.

Um dos centros da disputa seria as conexões internacionais do tráfico de drogas, já que o estado tem a conhecida rota Solimões, por onde chega boa parte da droga vinda de países como a Colômbia e Bolívia. Essa rota tinha domínio praticamente absoluto de CV e FDN, mas com o fim da união das facções.

A FDN é resultado da união de dois traficantes, Gelson Lima Carnaúba, o Gê, e José Roberto Barbosa, o Zé Roberto da Compensa. Segundo a PF, após passarem uma temporada cumprindo pena em presídios federais, eles voltaram a Manaus, em 2006, determinados a se estruturarem como uma facção criminosa.

Em 2015, uma operação da PF, a La Muralla, flagrou o grupo movimentando milhões por mês com o domínio da “rota Solimões” – usada para escoar a cocaína produzida na Bolívia e no Peru por meio dos rios da região amazônica. A FDN era, segundo investigações, aliada do Comando Vermelho (CV).

Em 2017, as mortes no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) – 56 detentos foram assassinados – foram atribuídas a uma disputa entre a FDN e o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tentava ampliar a presença da facção paulista no estado amazonense. Investigadores acreditam que integrantes do CV pediram à FDN que executasse integrantes do PCC em Manaus. Com informações do notícias uol.

Imagens fortes:

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7