Brasília Amapá |
Manaus

“Vó ele acabou com a minha vida” diz jovem abusado por vizinho

Compartilhe

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em proteção à criança e ao Adolescente (Depca), cumpriu nessa última quinta-feira (16/03), a mandado de prisão temporária de Arnóbio Vicente de Andrade, 53, investigado por abuso sexual e pelo envolvimento no desaparecimento de Samuel Monteiro da Silva, de 17 anos. A vítima está desaparecida desde o dia 23 de dezembro de 2022.

Conforme a delegada Joyce Coelho, titular da Depca, as equipes de investigação constataram que o homem é réu em um processo de abuso sexual praticado contra o adolescente, ocorrido dos 9 aos 13 anos.

 

Investigações

 

Em depoimento a avó de Samuel contou que quando o neto tinha 9 anos foi convidado para trabalhar limpando piscinas com o suspeito. O menino ganhava dinheiro para, supostamente, ajudar o homem. Na época, a família ainda não desconfiava da exploração sexual.

Ainda segundo a avó, aos 13 anos, Samuel contou sobre os abusos que sofria para uma professora na escola. A educadora informou aos reesposáveis sobre o ocorrido.

”Ela disse que Samuel tinha sido aliciado pelo tio dele. Aí me chamaram numa outra sala e disseram que ele estava lá. Perguntaram qual era o tio e ele falou quem era. Aí foi que eu falei que não era nada de tio. Era simplesmente o vizinho que ele estava trabalhando com ele”, contou a avó.

Após descobrirem o caso, os familiares e a vítima foram até a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) para denunciarem o homem.

Um inquérito policial foi aberto em 2019, mas o suspeito passou a responder o crime em liberdade. A próxima audiência seria no dia 6 de fevereiro deste ano, mas segundo a avó, o vizinho queria fazer um acordo com Samuel, pra que ele mentisse sobre tudo que aconteceu.

As equipes da especializada descobriram que o homem havia se aproximado do adolescente e de sua avó, para que as acusações fossem retiradas. “Além disso, ao ser ouvido, o depoimento do suspeito apontou várias inconsistências. Suspeitamos, ainda, que a vítima esteja sendo mantida em cárcere privado ou tenha sido assassinada”, disse a delegada. 

Segundo a policia, após esse fato, o adolescente saiu de casa para ir em busca de um emprego, mas desapareceu, não retornando para casa e os familiares não tiveram mais notícias sobre ele.

 

Prisão

Nessa quinta-feira (16 ) o homem foi localizado e preso nas proximidades da barreira, na zona norte Manaus. Foi solicitada à Justiça a conversão da prisão temporária para preventiva do indivíduo. Ele será encaminhado para audiência e ficará à disposição do Poder Judiciário.

 

Internação e desaparecimento

A avó do jovem também informou que após os abusos, Samuel se tornou dependente químico e foi internado diversas vezes. Uma das internações teria sido paga pelo suspeito.

Um comprovante de pagamento, segundo a polícia, mostra o valor transferido para o dono de uma das clínicas que Samuel ficou no interior do Estado. A data do documento é de 24 de outubro de 2022 e o nome do suspeito aparece no comprovante.

Ainda segundo a avó, Samuel estava em busca de emprego e estava novamente em contato com o suspeito. Ele saiu para procurar trabalho antes do natal e não voltou mais. Pra a avó ficou a tristeza, revolta e esperança de reencontrar o neto.

”Ele chegava primeiro e chorava e me dizia assim: ‘vó, ele acabou comigo, vó. Eu dizia ‘meu filho, não desista, meu filho'”, lamentou.

A Depca solicita apoio da população para encontrar Samuel. Informações podem ser repassadas para a polícia através dos números (92) 99115-1284 e 99486-4027 disque-denúncia da Depca, bem como pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7