Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Tudo filmado: bandido age na covardia e atira no pescoço de PM durante abordagem; veja vídeo

Compartilhe
Tudo filmado: bandido age na covardia e atira no pescoço de PM durante abordagem; veja vídeo

Brasil – O criminoso que atirou no pescoço do cabo Johannes Santana, da Polícia Militar de São Paulo, segue foragido e está sendo intensamente procurado pelas forças de segurança. O ataque aconteceu na manhã de quinta-feira (7/8), durante uma abordagem policial na favela de Paraisópolis, zona sul da capital paulista.

O autor do disparo foi identificado como Kauan Alison Alves dos Santos, de 20 anos. Segundo a Polícia Militar, ele tem um longo histórico criminal, com passagens por roubos desde a adolescência – incluindo dois atos infracionais registrados em 2022, um em 2023 e uma ocorrência já na vida adulta, em 2024.

Imagens registradas por moradores e câmeras corporais mostram o momento em que o policial da Rocam aborda Kauan em uma travessa da favela. A PM foi acionada após denúncias de um arrastão na região e, durante a perseguição, o cabo Santana conseguiu alcançar o suspeito. No entanto, ao tentar contê-lo, o agente foi cercado por populares que dificultaram a abordagem.

De acordo com o que foi apurado, a PM atendia a uma denúncia de arrastão na região quando iniciou uma perseguição a suspeitos. O cabo Santana, da equipe da Rocam, alcançou um dos indivíduos em uma travessa da comunidade. No entanto, a abordagem foi dificultada pela presença de moradores que se aproximaram para interferir na ação policial.

Vídeos registrados por testemunhas e pelas câmeras corporais dos policiais mostram o momento em que Kauan saca um revólver e atira à queima-roupa contra o pescoço do policial. A cena é chocante: o agente cai imediatamente ao solo, sangrando, enquanto o criminoso foge correndo.

“Copom, tô baleado. Manda apoio. Roubaram minha arma”, disse Santana, ofegante, pelo rádio comunicador, enquanto ainda tentava se manter consciente. O policial permaneceu em contato com a central por cerca de três minutos até a chegada do resgate.

Em um momento registrado nas imagens, o PM ainda questiona moradores se havia levado um tiro ou uma pedrada. Uma pessoa responde: “Foi tiro, moço. Foi tiro”.

Veja o momento da abordagem filmado pela câmera corporal do PM:

Estado de saúde do policial

Santana foi levado ao Hospital Albert Einstein, onde permanece internado. De acordo com informações da equipe médica, ele está consciente e fora de perigo, mas sofreu uma fratura em uma pequena vértebra da coluna cervical. Exames adicionais estão sendo realizados para avaliar possíveis consequências a longo prazo, mas, por ora, não há indicação de perda de movimentos.

O policial já falou com familiares e se mostrou confiante em sua recuperação.

Caçada ao criminoso

Desde a fuga, Kauan Alison é alvo de uma operação de buscas por parte da Polícia Militar e da Polícia Civil. Viaturas realizam diligências nas regiões de Paraisópolis e adjacências, e há a suspeita de que o criminoso esteja sendo escondido por aliados dentro da comunidade.

A PM divulgou imagens do foragido e pede que informações sobre seu paradeiro sejam repassadas anonimamente pelo Disque Denúncia (181).

A ocorrência gerou comoção entre os agentes de segurança pública e revolta nas redes sociais. “Um guerreiro foi covardemente atacado no cumprimento do dever. Não vamos descansar enquanto esse criminoso não for preso”, declarou um policial da Rocam.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais