Brasília Amapá |
Manaus

Roubos a ônibus têm queda de 13% em Manaus, informa a Polícia Militar

Compartilhe

Manaus (AM) – A operação “Catraca”, que engloba o trabalho de todas as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), aumentou em 70% o número de abordagens aos ônibus do transporte coletivo em Manaus. Foram 25,9 mil fiscalizações aos veículos que servem à mobilidade da população manauara só no primeiro semestre deste ano.

No período, os casos de roubos a ônibus registraram redução de 13% na comparação com igual período do ano passado. As abordagens policiais aos coletivos são definidas a partir do mapeamento dos registros de Boletim de Ocorrência (BO). Ao todo, 126 mil pessoas foram abordadas pelos policiais e 358 porções de entorpecentes foram apreendidas.

Segundo a Polícia Militar, só no último mês, a fiscalização aos coletivos resultou em 30 prisões em flagrante e a apreensão de nove armas brancas usadas em crimes.

Conforme informações do coronel Cledemir Araújo, o número de abordagens é resultado de um trabalho diuturno que visa à redução da criminalidade e a efetiva segurança da população. “Nós adentramos nos coletivos para fazer a abordagem e também procuramos conversar com os motoristas, cobradores e passageiros para saber se há suspeitos nos veículos”, ressaltou.

De acordo com a Polícia Militar, para garantir a segurança dos usuários do transporte alternativo, popularmente conhecido como “Amarelinho”, a corporação mantém uma parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). “Com a participação do IMMU, procuramos identificar os veículos problemáticos que andam nas avenidas da zona leste, que é uma zona de grande circulação de pessoas. Os indivíduos usam as ruas para praticar corrida, não respeitando os pedestres”, enfatizou o coronel da Polícia Militar.

Denúncias

Para prestar informações sobre quadrilhas ou suspeitos de roubos a coletivos, a população pode ligar para o 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em casos emergenciais, é imprescindível fazer a ligação para o 190. Outra orientação é o registro do Boletim de Ocorrência, pois ele subsidia a realização de operações pelas forças policiais.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7