Brasília Amapá |
Manaus

Polícia Federal faz buscas na sede da Braskem, em Maceió

Compartilhe
Polícia Federal faz buscas na sede da Braskem, em Maceió

Brasil – Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Federal deflagrou uma operação que tem como alvo a Braskem, empresa petroquímica brasileira, para investigar possíveis irregularidades na exploração de sal-gema em Maceió, Alagoas. As autoridades alegam que a extração nas minas não seguiu parâmetros de segurança, levando à emissão de mandados de busca e apreensão em diversos locais, incluindo a sede da empresa na capital alagoana.

A Justiça de Alagoas expediu um total de 11 mandados de busca e apreensão em Maceió, 2 no Rio de Janeiro e 1 em Aracaju, Sergipe. A ação visa apurar suspeitas de apresentação de dados falsos e omissão de informações aos órgãos de fiscalização. De acordo com a Polícia Federal, tais práticas permitiram que as atividades de exploração continuassem, mesmo diante de instabilidades nas minas.

A exploração de sal-gema pela Braskem, realizada no período de 1970 a 2019, deixou um rastro de impactos ambientais e sociais. Cinco bairros da capital alagoana sofreram afundamento do solo, resultando na necessidade de deslocamento de aproximadamente 60.000 pessoas, que tiveram que abandonar suas residências.

O comunicado oficial da Polícia Federal destaca que a investigação busca esclarecer não apenas as irregularidades na exploração do sal-gema, mas também as responsabilidades quanto aos danos ambientais e sociais causados. A ação revela a importância da fiscalização rigorosa em atividades extrativas para garantir a segurança das comunidades locais e a preservação do meio ambiente.

Confira nota oficial da PF:


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7