Brasília Amapá |
Manaus

“O Cabeça do Esquema”: Simão Peixoto se torna foragido da Justiça por lavagem de dinheiro em Borba

Compartilhe
Considerado "o cabeça do esquema" em Borba, Simão Peixoto se torna foragido da Justiça por lavagem de dinheiro

Amazonas – Após se tornar alvo da Operação Garrote, o prefeito Simão Peixoto (Progressistas) se tornou foragido da Justiça nesta terça-feira (23). Prefeito, familiares, assessores e empresários de Borba tiveram prisões preventivas decretadas pela Justiça do Amazonas e que está sendo realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), após denúncia do Ministério Público do Amazona (MP-AM).

Segundo a informação, a Operação determinou o afastamento do prefeito do cargo e já prendeu alguns assessores. No entanto, o próprio Simão Peixoto não foi encontrado na cidade. Ele teria saído do município com destino a Apuí.

Esquema

Simão Peixoto de Lima, e de sua esposa, Aldine Mirella de Souza de Freitas e outras 9 pessoas ligadas à prefeitura de Borba estão envolvidos em lavagem de dinheiro e fraude de licitações, com prejuízo de quase R$ 30 milhões aos cofres públicos. O esquema também envolvia um dos polêmicos estabelecimentos da cidade, o Mercadinho Du Primo. A investigação, iniciada a partir dos Procedimentos Investigatórios Criminais, revelou uma série de ilícitos, incluindo associação criminosa, fraudes em licitação, lavagem de capitais e corrupção ativa e passiva, ocorridos na Prefeitura do Município de Borba.

Segundo o Ministério Público, as apurações indicaram que o grupo criminoso, chefiado pelo prefeito Simão Peixoto de Lima, envolvia parentes próximos, agentes públicos e pessoas jurídicas, que teriam cometido diversas fraudes nos procedimentos licitatórios do município, resultando no desvio de milhões de reais dos cofres públicos. Até o momento, foram identificados pagamentos suspeitos no valor de R$29.294.645,25. De acordo com os relatórios enviados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e os dados obtidos durante o afastamento do sigilo bancário autorizado pela Justiça, foram encontradas transferências financeiras e aquisição de bens incompatíveis com a capacidade econômica dos investigados, evidenciando a ocorrência de lavagem de dinheiro. O Ministério Público também alega que os investigados buscaram ocultar e dissimular os ganhos financeiros ilícitos por meio de pessoas interpostas e aquisição de bens, configurando a prática de lavagem de dinheiro.

Durante as investigações, constatou-se que as transferências destinadas ao pregoeiro e à secretária de Finanças da Prefeitura de Borba representavam uma parte significativa do valor do contrato firmado por Michele de Sá Dias com o município. Essa descoberta reforça a existência de um possível “contrato de fachada”, onde os servidores públicos, em conluio com a empresa contratada, se apropriavam indevidamente de recursos públicos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7