Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Militares recrutavam ‘mulas’ para tráfico de drogas usando o avião da FAB no Amazonas

Compartilhe

Amazonas – Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram dp por transportar drogas de São Gabriel da Cachoeira a Manaus, utilizando aeronaves da própria instituição. De acordo com a delegada Grace Jardim, durante uma coletiva de imprensa, os militares não apenas participavam do tráfico, mas também faziam a seleção de “mulas” para integrar o esquema criminoso.

“Três militares da FAB ajudavam nesse envio, colocavam pessoas ‘mulas’ para fazer essas viagens, eles mesmos já chegaram a levar drogas a Manaus em voos da FAB (…) era uma verdadeira associação, cada um tinha uma função. Um deles era cooptar pessoas na cidade. Claro que São Gabriel da Cachoeira é uma cidade tem um PIB mais baixo e tem pessoas que necessitam.  E aí essas pessoas eram cooptadas para levar drogas a Manaus no voo. Eles (os militares) faziam a inscrição das pessoas no voo da FAB e essas pessoas levavam as drogas”, alegou a delegada.

Além dos militares, um homem financiador da operação também foi preso, com a polícia revelando que ele lucrava milhões no tráfico e ainda fraudava sua declaração de renda. A ação, chamada de “Queda do Céu”, também resultou na execução de mandados de busca e apreensão, além da retenção de sete veículos utilizados pelos acusados.

“O financiador das drogas, como disse o Dr. Guilherme, ele movimentava milhões de reais, sendo que ele apenas declarava receber R$1000 por mês. Chegamos ao financiador que também lavava dinheiro na cidade para dizer que esse dinheiro estava vindo de meio lícito, quando na verdade não estava. Ele alugava carros na cidade e com isso, nós conseguimos prender cinco pessoas”, relatou.

Os presos optaram por não colaborar com as investigações e mantiveram-se em silêncio durante o interrogatório. As identidades dos envolvidos permanecem em sigilo à medida que as autoridades aprofundam as investigações sobre essa prática criminosa.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais