Força Aérea Brasileira intercepta aeronave suspeita sobrevoando terra indígena em Roraima; veja vídeo
Brasil – Na manhã desta segunda-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) executou uma operação bem-sucedida ao interceptar uma aeronave suspeita de praticar tráfego aéreo ilícito na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) na região da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O Cessna 182, identificado como PT-KLN, foi avistado cerca de 110 km a oeste de Boa Vista, sendo imediatamente monitorado pela FAB em colaboração com a Polícia Federal.
A classificação de “suspeita” atribuída à aeronave baseia-se em um decreto implementado no ano anterior, cujo propósito é proteger territórios, notadamente em ações de combate ao garimpo ilegal na região. A medida visa fortalecer a defesa aérea e preservar a Terra Indígena Yanomami e áreas adjacentes.
Veja vídeo:
Segundo informações fornecidas pela FAB, o piloto da aeronave, ao desobedecer ordens, levou a defesa aérea a realizar o Tiro de Aviso (TAV). Esse procedimento resultou em um pouso forçado em uma pista de terra. Embora a Polícia Federal tenha conseguido apreender a aeronave, o piloto conseguiu evadir-se do local, deixando uma série de questionamentos sobre a natureza de suas atividades.
Desde fevereiro de 2023, a ZIDA foi estabelecida no espaço aéreo da região Norte do país, com o objetivo explícito de aumentar a capacidade de Defesa Aérea na Terra Indígena Yanomami e áreas circunvizinhas. Esta medida visa contribuir significativamente para o combate ao garimpo ilegal em Roraima, uma questão ambiental e social de grande relevância na região.