Brasília Amapá |
Manaus

EXCLUSIVO: Prefeito Anderson Souza e empresas ligadas a prefeitura de Rio Preto da Eva são alvo de Operação da PF; veja vídeo

Compartilhe

Manaus – A Policia Federal deflagrou na manhã desta quinta – feira (28), a operação EMERGÊNCIA 192, com objetivo de combater crimes de desvios de recursos públicos e fraudes á licitação em contratos firmados pela Prefeitura de Rio Preto da Eva, relacionados à compra de medicamentos hospitalares e uma ambulância, no ano de 2020. A operação mobilizou 25 policiais federais, que cumprem 5 mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações. Além da residência do Prefeito Anderson Souza, o presidente da câmara de Rio Preto da Eva, vereador Henri Braga, também recebeu a visita dos agentes da Polícia Federal.

Sobre a investigação:
A investigação se iniciou a partir de denúncia que inicialmente questionava a eficácia terapêutica dos medicamentos adquiridos por meio de dispensa de licitação. Adicionalmente, a denúncia levantou suspeitas sobre a idoneidade da empresa contratada, uma vez que sua atividade principal não está relacionada ao setor hospitalar, mas sim ao comércio varejista de materiais de construção.

Durante as investigações, foram apontados indícios de conluio, visto que as propostas apresentadas pelas empresas nas licitações continham similaridades textuais e erros ortográficos idênticos, o que sugere um acordo prévio para manipular o resultado dos processos licitatórios.

Verificou-se que os sócios das empresas concorrentes mantêm relações pessoais e de confiança entre si, incluindo relações afetivas e procurações outorgadas. Essas relações indicam a possível falta de competitividade e isenção nos processos licitatórios. Bem como, os sócios das empresas investigadas foram, em algum momento, assessores comissionados da Prefeitura de Rio Preto da Eva e possuem vínculos políticos e pessoais com outros sócios das empresas sob investigação.

 

veja vídeo;

 

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7