Brasília Amapá |
Manaus

Criminosos que fizeram chacina no Compaj estão sendo julgados nesta segunda-feira (26), em Manaus

Compartilhe

Manaus – Na manhã desta segunda-feira (26), está sendo realizado o julgamento dos três acusados de participação da chacina que aconteceu no Complexo Penitenciário Anísio jobim, no ano de 2002, quando 12 detentos e um agente penitenciário foram mortos. A audiência acontece no Fórum Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro de São Francisco, zona sul de Manaus.

Os réus são Gelson Lima Carnaúba, Marcos Paulo da Cruz e Francisco Álvaro Pereira. O processo já foi levado a julgamento no dia 4 de abril de 2013, quando o acusado Gelson Caranauba foi condenado a 191 anos de prisão em regime fechado.

Na época, a defesa recorreu alegando, principalmente, a quebra da incomunicabilidade dos jurados e a sentença foi anulada em segunda instância.

Com isso foi determinada a realização de uma nova Sessão de Julgamento. Desde essa anulação, o Judiciário amazonense já tentou realizar o novo julgamento diversas outras vezes mas sempre foi adiado. Entre os motivos dos adiamentos estão pedidos das partes requerendo novas diligências.

O acusado Carnaúba participa do julgamento por meio virtual e os demais réus, presencialmente.

O crime

A chacina ocorreu no dia de 25 de maio de 2002, foi a primeira rebelião no Compaj e resultou na morte de 12 presos e um agente penitenciário. O crime foi motivado pela morte do detento André Luiz Pereira de Oliveira, que, segundo os presos, teria sido espancado e torturado por três agentes penitenciários. Para cometer os assassinatos, os detentos usaram revólveres, facas e martelos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7