Caso Djidja Cardoso: 10 pessoas já foram presas na Operação Mandrágora; veja vídeo
Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um total de dez pessoas envolvidas no uso e distribuição ilegal de cetamina, somando a 1º e a 2ª fase da Operação Mandrágora, esta última deflagrada em 7 de junho de 2024. Entre os presos estão José Máximo Silva de Oliveira, proprietário de uma clínica veterinária, seus funcionários Sávio Soares Pereira e Emicley Araújo Freitas Junior, Bruno Roberto (ex-namorado de Djidja Cardoso), e Hatus Silveira (personal trainer da família Cardoso).
Detalhes da Operação e Prisões
A operação, liderada pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) com apoio de outros DIPs e do Ministério da Agricultura e Pecuária, visava combater a distribuição de cetamina. Além das prisões, as autoridades realizaram buscas em dois pet shops vinculados a José, onde apreenderam substâncias ilegais. Esses estabelecimentos não tinham autorização para comercializar tais produtos.
Grupo Religioso “Pai, Mãe, Vida”
A primeira fase das investigações revelou a existência do grupo religioso “Pai, Mãe, Vida”, liderado pela mãe de Djidja, Cleusimar Cardoso, e seu irmão, Ademar Farias Cardoso Neto. Este grupo promovia o uso indiscriminado de ketamina em rituais. As atividades do grupo envolveram tráfico de drogas, associação para o tráfico, e outros crimes graves, incluindo aborto induzido sem consentimento, estupro de vulnerável, sequestro, cárcere privado, e colocar em risco a saúde ou vida de terceiros.
Morta de ex-sinhazinha
Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Garantido, foi encontrada morta em 28 de maio de 2024, com sinais de overdose de cetamina. A principal hipótese da polícia é que sua morte esteja relacionada ao uso da droga, com a necrópsia indicando um edema cerebral como causa preliminar. A investigação continua, com a análise de dados telemáticos e depoimentos inconsistentes de alguns dos envolvidos reforçando as suspeitas contra eles.
Pessoas Presas
- Ademar Farias Cardoso Neto: Irmão de Djidja, preso por liderar o grupo religioso.
- Cleusimar Cardoso Rodrigues: Mãe de Djidja, também líder do grupo.
- Verônica da Costa Seixas: Gerente do salão de beleza da família.
- Marlisson Vasconcelos Dantas: Cabeleireiro do salão.
- Claudiele Santos da Silva: Maquiadora do salão.
- Bruno Roberto: Ex-namorado de Djidja.
- Hatus Silveira: Personal trainer da família.
- José Máximo Silva de Oliveira: Dono da clínica veterinária.
- Sávio Soares Pereira: Funcionário da clínica veterinária.
- Emicley Araújo Freitas Junior: Funcionário da clínica veterinária.
As investigações prosseguem, e a Polícia Civil continua a apurar as conexões entre os presos e o grupo religioso, assim como o papel específico de cada um na distribuição e uso ilegal de cetamina.