Brasília Amapá |
Manaus

BRUT4L: prefeita mais jovem do Equador é assassin4d4 a tir0s; veja vídeo

Compartilhe

Mundo – A prefeita Brigitte García da cidade de São Vicente, no Equador, foi morta a tiros na madrugada deste domingo (24). Ela estava com seu marido, Jairo Loor, que coordenava a comunicação do município. Aos 26 anos, Garcia foi a prefeita mais jovem eleita no pleito de 2023.

Segundo investigações da polícia equatoriana, ela teria recebido três tiros e Loor, dois. Nenhum suspeito foi identificado até a publicação desta reportagem. O assassinato da prefeita vem na esteira de uma série de ataques de grupos armados equatorianos que levaram o presidente Daniel Noboa a decretar estado de exceção e toque de recolher no país em 9 de janeiro.

Garcia ganhou as eleições do ano passado pelo partido Revolução Cidadã, grupo do ex-presidente Rafael Correa, de esquerda, com 35% dos votos. São Vicente é uma cidade litorânea do Estado de Manabí, região com alto índice de violência no país. Com cerca de 37 mil habitantes, a cidade é um ponto estratégico na rota do tráfico internacional.

O presidente Daniel Noboa ainda não fez uma declaração pública sobre o caso. O governo emitiu uma nota condenando as ações e afirmando que “não baixará a guarda na luta contra o terrorismo, o crime organizado e a corrupção política”. O documento diz ainda que o país vai reforçar o “controle da ordem pública até conseguir a paz”.

Desde que assumiu, o empresário prometeu aplicar a receita que Nayib Bukele adotou contra a criminalidade de El Salvador. Com isso, passou a colocar o Exército nas ruas e estabeleceu uma forte repressão. Hoje o país tem uma média de 12 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Mesmo representando uma queda em relação aos números de 2023 –quando o número de mortes violentas chegou a 40 por 100 mil habitantes– os dados ainda são um dos mais altos da região.

Veja o vídeo: 

Com informações do Brasil de Fato.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7