Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Bandidos que fizeram o 1º Deepfake criminoso do Amazonas são presos na Operação Holograma; veja vídeo

Compartilhe
Bandidos que fizeram o 1º Deepfake criminoso do Amazonas são presos na Operação Holograma; veja vídeo

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) desmantelou uma organização criminosa responsável pelo primeiro caso de golpes utilizando deepfake no estado, por meio da Operação Holograma. Liderada pelo 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), a ação resultou na prisão de três suspeitos que usavam “plásticas digitais” criadas por Inteligência Artificial (IA) para fraudar financiamentos bancários, adquirindo frotas de veículos em golpes milionários.

Com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo, além da Delegacia Regional de Uberlândia (MG), a operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e quatro de busca e apreensão. Três veículos zero quilômetro, documentos e celulares foram apreendidos.

Golpes com tecnologia avançada

As investigações, iniciadas há dois meses, revelaram que o grupo atuava em pelo menos cinco estados, utilizando IA para clonar rostos de vítimas em vídeos e fotos, enganando sistemas de biometria facial em aprovações de financiamentos. “Eles sobrepunham imagens para burlar a segurança bancária, conseguindo adquirir dezenas de veículos fraudulentamente”, explicou o delegado Cícero Túlio, responsável pelo caso.

Entre os presos estão um homem de 38 anos e uma mulher de 32 anos, em Ribeirão Preto (SP), e uma mulher de 29 anos, em Uberlândia (MG), que já responde por tentativa de homicídio desde 2016. Há suspeitas de que a quadrilha seja um braço de uma organização criminosa do Sudeste, possivelmente ligada ao tráfico de drogas, usando os veículos para transporte de entorpecentes.

Um crime em ascensão

O uso de deepfake em crimes financeiros não é novidade no Brasil. Em maio de 2025, a Operação Face Off, da Polícia Federal, desarticulou um esquema similar que acessava dados da plataforma Gov.br. Em outubro de 2024, o apresentador Marcos Mion também foi vítima de golpistas que clonaram seus dados biométricos para produzir um vídeo fraudulento.

Os prejuízos causados pela quadrilha ainda estão sendo calculados, mas já se sabe que os golpes alcançaram cifras milionárias. Os presos responderão por estelionato, associação criminosa, falsificação de documentos e falsidade ideológica, e permanecem à disposição da Justiça.

Alerta contra crimes cibernéticos

A Operação Holograma expõe a crescente sofisticação de crimes que exploram tecnologias como a IA. A PC-AM reforça a necessidade de aprimorar sistemas de segurança digital e de maior vigilância por parte de bancos e cidadãos. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e desmantelar a rede criminosa, enquanto a operação serve como um marco no combate ao uso criminoso de deepfakes no Amazonas.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais