Brasília Amapá |
Manaus

Guerra de f4cções deixa o Amazonas manchado de s4ngue; relembre os casos mais brut4is de novembro

Compartilhe

Manaus – A capital do Amazonas voltou a ser palco de crimes brutais e que tiram o sossego da população nos últimos meses do ano de 2023. Isso está associado a uma falha na segurança pública em todo estado, que deixou o Amazonas ser conhecido como um dos lugares mais perigosos do Brasil.

A porta de entrada do tráfico de drogas no país, disputa entre facções criminosas e recrutamento de jovens para ambos o crimes, são fatores que contribuem para o avanço da violência alarmante, que também não só pode ser abordada como problema de segurança, como também social.

Imagem mostra reflexo da criminalidade em Manaus

As mortes violentas aumentaram e cada vez com mais brutalidade. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de janeiro a outubro de 2023, o Amazonas registrou 1032 assassinatos por arma de fogo, branca ou agressão física seguido de morte.

Os bairros mais periféricos de Manaus são locais mais propícios  para o avanço da criminalidade e recrutamento de novos “soldados do crime”, que dão suas vidas na luta pelo espaço para comercialização de drogas, o que soma maioria quanto a motivação de homicídios em Manaus.

 

Região metropolitana é sucursal de facções

O Iranduba (distante 17 quilômetros de Manaus) abriga hoje grande parte dos grupos criminosos oriundos da capital amazonense, tornando o município um dos mais violentos do estado do Amazonas, tanto quanto o número de assaltos, assassinatos e dentre outros crimes.

A cidade é vista como um verdadeiro depósito de armas e drogas para tentar despistar futuras investigações da Polícia Civil do Amazonas. No entanto, há também disputa para “dominar” a região metropolitana.

O Portal CM7 vai relembrar alguns casos recentes de mortes violentas na capital e também no interior do Amazonas. Acompanhe:

 

Triplo homicídio

 

Um triplo homicídio foi registrado na tarde do dia 29 de novembro, na rua Santiago do bairro Castanhal, Distrito do Cacau Pirera, município de Iranduba, região metropolitana de Manaus. As três vítimas foram identificadas como Thiago de Oliveira Silva, Wendreus de Jesus Oliveira, 33, e Juno de Paula de Melo, 36.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas disseram que as vítimas estavam no caminhão, fazendo uma entrega de um carregamento de areia, quando homens não identificados chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo.

 

Imagem mostra triplo homicídio no Cacau Pirêra

 

Morta dentro de Tonel 

Na tarde do dia 30 de novembro o corpo de uma mulher, identificada como Maria Leila Mata de Freitas, de 50 anos, foi encontrado dentro de tambor de plástico que estava abandonado no ramal da Gisele, bairro Distrito Industrial 2, na zona Leste de Manaus. A vítima já estava em avançado estado de decomposição.

De acordo com informações preliminares, policiais da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) passavam pelo local e sentiram o forte odor. O principal suspeito do crime é um genro dela.

 

Pauladas e facadas no Mauazinho

 

Imagens de câmeras de segurança de uma casa no Mauazinho, mostram o momento em que um homem é brutalmente assassinado a pauladas e facadas por dois criminosos na noite do dia 5 de dezembro, na rua 15 de Janeiro, Zona Leste de Manaus.

No vídeo é possível observar o momento em que a vítima é agredida e ainda tenta reagir para ter a vida poupada. No entanto, os assassinos acabam jogando ele no chão em uma parte fora do alcance da câmera, onde de acordo com a perícia, o homem foi

 

 

 

Mutirão – o bairro da morte

O bairro Mutirão, na Zona Norte de Manaus, é conhecido e não é por tranquilidade mas sim pelo número alarmante de assassinatos que ocorrem no local. Foi o que aconteceu com o vulgo “Loirinho”, no dia 3 de dezembro, quando ele estava em uma barbearia.

De acordo com informações preliminares o homem estaria trabalhando no local quando foi surpreendido por um pistoleiro que chegou disparando contra ele.

 

 

Os crimes citados nessa matéria ainda estão sendo apurados por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). A SSP-AM ainda não divulgou o quantitativo de homicídios referentes ao mês de novembro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7