Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Apresentador Sikera Jr defende Felca e acusa algoritmo das redes sociais de ‘blindar’ pedófilos; veja vídeo

Compartilhe
Apresentador Sikera Jr defende Felca e acusa algoritmo das redes sociais de ‘blindar’ pedófilos; veja vídeo

Manaus – O apresentador Sikera Jr, da TV A Crítica, fez um desabafo contundente nesta terça-feira (12/8) ao afirmar que os algoritmos das redes sociais estariam “protegendo” pedófilos e reduzindo o alcance de conteúdos que denunciam crimes sexuais contra crianças.

O youtuber Felca, dono de um canal que passa de 5 milhões de inscritos, denunciou a exploração e a sexualização de menores na internet, apontando que influenciadores como Hytalo Santos lucram com conteúdos do tipo e engajam redes de pedofilia usando o algoritmo das plataformas. Sikera Jr, no entanto, reforçou que o caso revela algo ainda tão grave quanto: a limitação de alcance para conteúdos que combatem a pedofilia, inclusive derrubando postagens que fazem denúncias, ao passo que o algoritmo impulsiona, dá destaque e sugere conteúdos de crianças e adolescentes sensualizando para pedófilos. Para o apresentador, essa prática está beneficiando diretamente os criminosos.

Em seu programa, o comunicador destacou que, há seis anos, utiliza imagens e artes específicas que não ferem as diretrizes para expor casos de pedofilia e abuso infantil, mas percebe que esses materiais são sistematicamente os menos vistos em suas plataformas. Veja:

“Os senhores e as senhoras que acompanham este programa e este velho sabem que há seis anos eu uso esses desenhos, essa arte para denunciar a pedofilia e os abusos que a criança sofre. Há exatamente seis anos, que é o tempo que eu cheguei aqui, vai fazer sete na TV A Crítica. Quem quiser conferir, vá nas minhas postagens mais antigas no Instagram e no YouTube e veja: essas denúncias têm a menor visualização de todas as que eu já fiz na minha carreira”, declarou.

A fala de Sikera veio após a enorme repercussão do vídeo do influenciador Felipe Bressanim, 27, conhecido como Felca, sobre a adultização e sexualização de menores na internet. A gravação, publicada há menos de uma semana, já ultrapassou 31 milhões de visualizações.

No vídeo, Felca denuncia que influenciadores como Hytalo Santos estariam lucrando com conteúdos que sexualizam adolescentes e, pior, alimentando redes de pedofilia com a ajuda do próprio algoritmo das plataformas. Ele afirma que, em determinados casos, homens adultos consomem esse conteúdo não pelo caráter “divertido” das postagens, mas pelo apelo sexual velado.

A repercussão foi tamanha que as contas de Hytalo e de uma jovem de 17 anos envolvida nas publicações foram desativadas no Instagram. A Meta, empresa responsável, não comentou sobre a medida.

Hytalo, por sua vez, gravou um vídeo alegando colaborar com o Ministério Público na apuração das denúncias.

Felca, que já havia confrontado outros setores — incluindo o mercado de apostas esportivas, ao recusar R$ 50 milhões para promover uma empresa de bets —, afirmou que, após as acusações, passou a se locomover em carro blindado e com seguranças, por receio de retaliações.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais