Brasília Amapá |
Manaus

Novo Airão: TSE mantém cassação do prefeito Wilton Santos e TRE-AM marcará novas eleições

Compartilhe

Amazonas – Por 6 votos a 1, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, na manhã desta quinta-feira, 17, o Agravo Regimental, referente ao último recurso interposto pelo prefeito de Novo Airão, Wilton Santos, mantendo, desse modo, a cassação do mandato dele e do vice Antônio Tiburtino e confirmando a convocação de novas eleições no município.

Caberá agora ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) convocar e marcar a data da eleição suplementar para escolher o novo prefeito de Novo Airão. O Acordão com a decisão do TSE será publicada nos próximos dias.

O prefeito está no cargo por força de liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), Brasília. Os ministros acompanharam o voto do relator do processo Tarcísio Vieira de Carvalho Neto pela cassação do mandato de Wilton Santos, com um único voto divergente do ministro Napoleão Nunes.

Wilton Santos teve cinco condenações com reprovações de suas contas no TCE e TCU e foi considerado ‘ficha suja’. Ele foi prefeito no período entre1997 a 2000 e 2005 a 2008. O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do diploma do prefeito e do vice, que foi acatado pelo TRE/AM. A Justiça Federal, em 2017, também condenou o prefeito de Novo Airão a perda de mandato.

Fonte: deamazonia


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7