Brasília Amapá |
Manaus

Vladimir Putin assume controle da maior usina nuclear da Ucrânia

Compartilhe

Mundo – As forças militares russas tomaram a maior usina nuclear da Europa que fica na região de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia. O local foi alvo de um ataque russo que gerou um incêndio na madrugada desta sexta-feira, 4, segundo a administração regional. Três soldados ucranianos foram mortos.

O fogo começou nas primeiras horas desta sexta (noite de quinta em Brasília). O serviço de emergências da Ucrânia confirmou que as chamas já foram extintas.

Em publicação em rede social, a gestão local explicou que a equipe operacional monitora as condições da unidade e que os esforços buscam garantir que as operações estejam de acordo com os requisitos de segurança.

Já na manhã de sexta, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, fez um pronunciamento e culpou sabotadores ucranianos pelo ataque à usina nuclear, o que classificou como uma provocação. Ainda de acordo com Konashenkov, a usina nuclear está operando normalmente e a área estaria sob controle russo desde 28 de fevereiro.

Zaporizhzhia, construída entre 1985 e 1989, é o maior complexo do tipo na Europa. Cerca de 25% da energia ucraniana é fornecida pela usina, o que também a torna um ativo central para qualquer força invasora ou defensora.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7