Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Vice-presidente dos EUA manda recado ao Irã: ‘se atacarem nossas tropas, vamos responder com força avassaladora’

Compartilhe

Mundo – O vice-presidente americano JD Vance disse neste domingo (22) que os Estados Unidos não estão em guerra com o Irã, mas sim com seu programa nuclear, acrescentando que o programa foi adiado por um longo período devido aos ataques americanos ordenados pelo presidente Donald Trump.

Trump disse que “obliterou” as principais instalações nucleares do Irã em ataques durante a noite com enormes bombas destruidoras de abrigos (bunkers), juntando-se ao ataque de Israel contra seu rival no Oriente Médio em uma nova e significativa escalada de conflito na região.

“Não estamos em guerra com o Irã. Estamos em guerra com o programa nuclear iraniano”, disse Vance em entrevista ao programa “Meet the Press with Kristen Welker”, da NBC.

Veja vídeo:

“Acho que realmente adiamos o programa deles por muito tempo. Acho que vai levar muitos e muitos anos até que os iranianos consigam desenvolver uma arma nuclear”, acrescentou o vice-presidente americano.

Vance acusou o Irã de não negociar de boa-fé, o que, segundo ele, serviu de catalisador para os ataques dos EUA.

Os EUA estavam em negociações diplomáticas com o Irã sobre o programa nuclear de Teerã.

Teerã prometeu se defender, enquanto o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, disse estar “gravemente alarmado” com o bombardeio americano de instalações nucleares iranianas.

“Não queremos uma mudança de regime”, acrescentou Vance. “Não queremos prolongar isso… Queremos acabar com o programa nuclear e, depois, queremos conversar com os iranianos sobre um acordo de longo prazo.”

Vance afirmou que Trump tomou a decisão final de atacar o Irã pouco antes dos ataques e que Washington recebeu algumas mensagens “indiretas” de Teerã desde então.

Vance afirmou que os EUA “não têm interesse em tropas em solo”.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais