Brasília Amapá |
Manaus

Varíola do macaco: com mais de 6.000 casos, OMS se reunirá para definir emergência da doença

Compartilhe

Mundo – Com mais de 6.000 casos da varíola do macaco notificados em 58 países, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reunirá novamente o Comitê de Emergência da entidade para definir se vai declarar o atual surto como emergência de saúde global, o mais alto nível de alerta da OMS.

De acordo com o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus, o encontro será na semana que começa em 18 de julho, ou até antes.

Em sua reunião anterior, em 27 de junho, o comitê decidiu que o surto – cujos casos aumentaram em países africanos, onde geralmente a doença se espalha, e em outros continentes – ainda não era uma emergência sanitária.

“Continuo preocupado com a escala e a disseminação do vírus em todo o mundo”, disse Tedros, acrescentando que a falta de testes significa que provavelmente muitos outros casos não foram relatados.

De acordo com o monitoramento em tempo real da iniciativa Global.health, que reúne pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford, o número de infectados no mundo supera 7.100 pessoas.

A varíola do macaco, uma infecção viral geralmente leve que causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões na pele, vem se espalhando pelo mundo desde o início de maio. A taxa de letalidade em surtos anteriores ao da cepa que está atualmente se espalhando é de cerca de 1%.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7