Brasília Amapá |
Manaus

Variante Ômicron circula na Europa há pelo menos 11 dias, afirma Holanda

Compartilhe

Mundo – As autoridades de saúde da Holanda afirmaram nesta terça-feira, 30, que a variante Ômicron do coronavírus já estava presente no país em 19 de novembro – uma semana antes do que se acreditava até agora. Novos testes estão sendo realizados para descobrir o quão rapidamente a variante se propagou pelo país.

O Instituto Holandês de Saúde e Meio Ambiente (RIVM) “detectou a variante Ômicron em dois testes feitos no país em 19 e 23 de novembro, afirmou a instituição em um comunicado. Até agora se pensava que os primeiros casos de Ômicron na Holanda eram os 14 positivos que desembarcaram em Amsterdã em dois voos procedentes da África do Sul em 26 de novembro.

O anúncio sugere que a variante já havia chegado à Europa antes que a Organização Mundial da Saúde a rotulasse, na sexta-feira passada, 26, a nova cepa como “preocupante”, levando países ao redor do mundo a entrarem em uma corrida para proibir voos do sul da África, onde os pesquisadores primeiro a identificaram.

De acordo com o ministro da saúde holandês, Hugo de Jonge, ainda não está claro se as amostras infectadas coletadas pertencem a pessoas que estiveram recentemente no continente africano. O resultado dessa investigação pode ter impactos sobre o que sabemos sobre a origem da variante e sobre o contágio local pela nova cepa em território europeu.

Com informações BBC


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7