Urgente: China faz cerco contra Taiwan e aliada dos EUA se prepara para combater invasão; veja vídeo
Mundo -A China iniciou, nesta quinta-feira (23), dois dias de exercícios militares em torno da ilha de Taiwan, como retaliação aos atos separatistas, informou a agência estatal chinesa Xinhua. Os exercícios seguem a posse de Lai Ching-te como presidente da ilha, provocando tensões entre os dois lados.
O Ministério da Defesa de Taiwan denunciou que 28 aviões militares chineses violaram o espaço aéreo da ilha, enquanto a China alega que se tratava apenas de exercícios próximos à região. Os treinamentos incluíram patrulhas marítimas e aéreas e a simulação de combate em áreas estratégicas.
As manobras chinesas foram descritas como uma “forte punição” contra a independência de Taiwan e um alerta a interferências externas. Taiwan respondeu mobilizando suas forças em defesa da democracia e soberania da ilha. O presidente Lai pediu a Pequim para cessar a intimidação e manter a paz.
O crescente apoio dos Estados Unidos a Taiwan tem sido um fator importante nesse contexto, com Washington reforçando sua relação com a ilha, que é um hub econômico estratégico global, especialmente na produção de tecnologia.
Como as tensões crescem, a comunidade internacional observa atentamente a situação, pois um conflito entre China e Taiwan poderia ter repercussões significativas na região e além. Acesse nosso site para mais detalhes e assista ao vídeo dos exercícios militares.
Veja vídeos:
#China warns #Taiwan independence forces will have “heads broken and blood flowing”.#Taiwan‘s military is responding to #Chinese exercises by deploying supersonic Hsiung Feng III (HF-3) anti-ship missile batteries & air defense systems around Taiwan.
Taiwan’s Ministry of… pic.twitter.com/riuP3EBgmX
— Indo-Pacific News – Geo-Politics & Defense (@IndoPac_Info) May 23, 2024
🇨🇳🇹🇼 | ATENCIÓN
Tras anunciar un importante ejercicio militar rodeando Taiwán con su armada, China comenzó a mover activos terrestres.
Un video muestra el traslado de baterías de misiles antibuques hacia la costa. pic.twitter.com/DJCfXkfYe5
— UHN Plus (@UHN_Plus) May 23, 2024