Tudo filmado: explosão em posto de gasolina na Itália deixa 27 feridos; vídeo
Mundo – Uma violenta explosão em um posto de gasolina no bairro operário de Prenestino, em Roma, deixou pelo menos 27 pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (4), incluindo 10 policiais, um bombeiro e 16 civis. O incidente, ocorrido por volta das 8h no horário local (3h em Brasília), foi ouvido em grande parte da capital italiana e gerou cenas de devastação, com o posto de combustível praticamente destruído, conforme imagens divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.A explosão, registrada em uma distribuidora de gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), teria sido desencadeada por um vazamento de gás durante operações de reabastecimento de tanques, segundo o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
“Houve um incidente que causou um vazamento, seguido por um incêndio e a explosão”, explicou Gualtieri no local. As chamas se espalharam para uma estação próxima, e a onda de choque danificou prédios vizinhos, quebrando janelas e causando pânico entre os moradores.“Acordamos com barulhos estranhos e vimos uma coluna de fumaça preta.
Em dez minutos, foi um inferno. A onda de choque foi tão forte que coisas caíram dentro de casa, uma porta interna quebrou. Sentimos uma onda de calor vindo em nossa direção. Foi horrível”, relatou uma moradora à agência Reuters. Imagens publicadas pelo site Roma Today mostram uma enorme bola de fogo e fumaça subindo ao céu, evidenciando a gravidade do incidente.Entre os feridos, oito pessoas foram internadas, sendo duas em estado grave com queimaduras extensas e necessidade de suporte ventilatório, e uma terceira com queimaduras, mas fora de risco crítico, segundo autoridades de saúde.
O gerente do posto está entre os feridos. A polícia informou que o número de vítimas ainda não é definitivo, e as causas do acidente estão sob investigação.O Papa Leão XIV expressou solidariedade às vítimas em uma mensagem no X: “Rezo pelas pessoas envolvidas na explosão de um posto de gasolina no coração da minha Diocese. Continuo acompanhando com preocupação os desdobramentos deste trágico incidente”. A primeira-ministra Giorgia Meloni também acompanha a situação, conforme comunicado de seu gabinete.