Brasília Amapá |
Manaus

“Tudo está consumado!”: as sete palavras de Cristo na cruz

Compartilhe

Manaus – Na Sexta-Feira Santa, é comum o  pronunciamento nas Igrejas Católicas o Sermão das 7 Palavras. Faz parte das tradições da Semana Santa, e esse sermão, em especial, na Sexta-Feira Santa. São sete expressões ditas por Jesus na Cruz que os evangelistas recolheram. Nessas expressões revela-se a identidade de Jesus, quem Ele é e sua missão. Meditemos juntos:

1º – Palavra: Perdão – “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Durante toda a sua vida, Jesus pregou o perdão e amor de Deus a todos. Quando se encontrava com os pecadores, mostrava o rosto da misericórdia de Deus. O perdão fez parte da vida de Jesus e o seus seguidores devem seguir o seu exemplo. Por isso, Jesus perdoa até aqueles que lhe condenaram à morte.

2º- Palavra: Hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23,43). Jesus morre entre dois ladrões. Ao bom ladrão ele disse: “De hoje em diante estarás comigo no Paraíso”. O paraíso não é simplesmente “um lugar”, mas um “lugar” de plenitude da vida, onde não haverá mais dor, sofrimento e pranto. Nesse lugar habitará a justiça e a paz.

3º – Palavra: “Mulher, eis aí o teu filho; filho eis aí a tua mãe” (Jo 19,26). Com essa fala, Jesus entrega o discípulo aos cuidados da sua mãe e sua mãe aos cuidados do discípulo. Ao entregar Maria ao discípulo, Ele a entrega a humanidade inteira, por isso Maria é a Mãe da Igreja e da humanidade.

4º – Palavra: “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste”? (Mt 27, 46). Jesus se sente num momento de esvaziamento e abandono, Ele grita junto com toda a humanidade sofredora e grita por aqueles que resolveram abandonar Deus e seguir os seus próprios interesses. Nos dias de hoje, Ele continua gritando por tantos que o abandonam e não querem ouvir a sua voz.

5º – Palavra: “Tenho sede” (Jn 19,28). Jesus, sabendo que se aproximava a hora de entregar o seu espírito ao Pai e de selar de uma vez por todas a aliança entre o céu e a terra, diz a frase: “Tenho sede”. Os soldados embebedam vinagre na ponta de uma esponja e levam-na a boca de Jesus, e Ele diz: “Tudo está consumado”. A partir desse momento, Ele entrega o seu espírito a Deus, dando o último suspiro. Jesus grita a sua derradeira sede, um mundo sem dor, sem exclusão, sem violência, que tanto Ele pregou em vida.mas o coração das pessoas se fechou e não quiseram ouvir a sua palavra, pelo contrário, o condenaram. Só o

6º – Palavra: “Tudo está consumado” (Jo 19,30). Jesus, após beber do vinagre, diz que tudo está consumado, ou seja, o tempo se cumpriu, a sua missão aqui na terra terminou. Jesus esvazia-se totalmente, se abaixa totalmente e nos resgata do pecado. Com a sua morte, Jesus desce à mansão dos mortos para resgatar aqueles que foram feridos pelo pecado.

7º – Palavra: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23,46).Essa foi a entrega final de Jesus, já quando não suportava mais a dor dos braços esticados na cruz, dos pés juntos com prego e da coroa de espinhos cravando a sua testa. Jesus já havia suportado muito as dores, mas chegou um momento em que era melhor Ele se entregar e, nos braços do Pai, ser curado de suas dores. Na vida eterna, não haverá mais dor e nem sofrimento, será somente alegrias ao lado de Deus.

Nessa sexta-feira santa, que as sete palavras ditas por Jesus Cristo na cruz, nos leve a meditação e guardemos em nosso coração as sete palavras de Cristo na cruz, onde o maior ato de amor foi provado. Que da cruz possamos chegar à glória eterna, ao lado de Deus.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7