Brasília Amapá |
Manaus

TSE diz que seções eleitorais no exterior que não aparecem no app Resultados são “agregadas”; veja vídeo

Compartilhe
TSE diz que seções eleitorais no exterior que não aparecem no app Resultados são "agregadas"; veja vídeo

Mundo – Diversos vídeos publicados na internet por brasileiros que moram no exterior questionam onde estariam suas seções eleitorais para consulta de votos e já levantam suspeitas de fraude nos votos fora do Brasil, em razão da ausência de informações dentro do aplicativo Resultados sobre a seção eleitoral na qual votam.

Ao descrever o passo a passo da pesquisa pelo app, o eleitor, que mora em Miami (Flórida, EUA), faz a busca pela seção 3345, que consta no título do eleitor como local onde deveria exercer o direito ao voto no dia da eleição. A mesma situação ocorreu com outra eleitora que vota na seção 1116 da cidade norte-americana e também com um eleitor que exerce o direito ao voto na seção 1212, localizada em Toronto, no Canadá. Ambos gravaram vídeos mostrando que não encontraram o local de votação ao consultar a página de divulgação do resultado das Eleições Gerais de 2022, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja vídeo

 

O Tribunal Superior eleitoral publicou uma resposta, ao estilo “chaecador de fatos”, e disse que as seções que não aparecem, são agregadas a outras principais para “economizar custos”. Eles disseram também que as seções agregadas e demais situações podem ser consultadas pelo Portal de Dados Abertos do TSE. Encontrar os dados dentro do site, para usuários comuns, no entanto, é algo complicado.

Confira:

“As seções eleitorais e os votos depositados nas urnas eletrônicas não sumiram. O que ocorreu, na verdade, é que as seções em que essas pessoas votam foram agregadas a outras. Nestas eleições, a situação ocorreu em 24.163 seções eleitorais do Brasil e em mais de mil seções instaladas no exterior. De acordo com esclarecimentos da área técnica do TSE, tanto o site quanto o aplicativo Resultados mostram apenas as informações sobre seções principais. Portanto, a afirmação de que os votos dos autores da gravação e de outros eleitores que votam na mesma urna não foram computados é falsa”.

 

Seções agregadas

“A agregação de seções pelas zonas eleitorais é uma prática comum e prevista em norma eleitoral, que visa diminuir os custos operacionais ao unir seções eleitorais com poucos eleitores. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) podem determinar a agregação de seções buscando a racionalização dos trabalhos eleitorais, desde que isso não importe prejuízo ao exercício do voto. Informações sobre seções agregadas e outras situações (como seções distribuídas de ofício) podem ser pesquisadas nas estatísticas eleitorais e no Portal de Dados Abertos do TSE, na planilha de eleitorado por local de votação”, diz o órgão.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7