Trump pode ser acusado de incitar violência em comício
CUMBERLAND, Carolina do Norte — Nesta segunda-feira, autoridades da Carolina do Norte anunciaram que estudam a possibilidade de acusar judicialmente Donald Trump por “incitação à alteração da ordem”. A declaração vem em meio à investigação de um episódio de violência no comício do pré-candidato republicano da semana passada — quando um homem branco de 78 anos, identificado como John McGraw, agrediu o manifestante negro Rakeem Jones, de 26 anos.
“Continuamos estudando todas as opções, inclusive acusações adicionais contra McGraw e a possibilidade de que tenha havido uma conduta da parte de Trump ou da sua campanha que se possa considerar como incitação à alteração da ordem”, destacou o gabinete em um breve comunicado.
McGraw é acusado de agressão e conduta desordenada por ter atacado Jones enquanto o jovem era retirado do comício em Fayetteville pela polícia. O incidente foi gravado e divulgado pela imprensa americana.
Durante o evento da última quarta-feira, Trump descreveu um episódio anterior em que um manifestante trocou golpes com os simpatizantes do republicano:
— Eles responderam aos golpes. Foi algo bonito — disse o magnata à multidão.
Em comunicado, a campanha de Trump disse que não foi comunicada pelas autoridades sobre as investigações. Além disso, os assessores do empresário afirmaram que o comício teve a presença de algumas pessoas “com intenção de causar problemas”:
“Estes foram os únicos que gritaram e enfureceram a multidão. São os manifestantes e agitadores que cometem uma violação, e não Trump ou a sua campanha”.