Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Evacuação em massa: civis fogem de Teerã após alerta de Trump; veja vídeo

Compartilhe

Mundo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta segunda-feira (16) que a população de Teerã deixasse a cidade “imediatamente”, sem dar mais detalhes do motivo da postagem.

Após o alerta, um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma onda de civis fugindo da capital iraniana.

Veja: 

O comentário de Trump ocorreu após autoridades israelenses aconselharem moradores iranianos a deixarem partes do nordeste de Teerã mais cedo nesta segunda-feira, dizendo que planejavam atingir “infraestruturas militares”, e após ataques iranianos com drones e mísseis contra Tel Aviv. Pouco após a mensagem de Trump, a agência iraniana de notícias estatal Fars informou que as defesas aéreas foram ativadas sobre a capital do país e que explosões foram ouvidas nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira (noite de segunda-feira).

“O Irã deveria ter assinado o ‘acordo’, eu disse a eles para assinarem. Que vergonha e desperdício de vidas humanas. Eu simplesmente disse: O IRÃ NÃO PODE TER UMA ARMA NUCLEAR. Repeti isso várias vezes. Todos deveriam evacuar Teerã imediatamente!”, escreveu o presidente, que participa da cúpula do G7 em Toronto, no Canadá, em sua rede social Truth Social.

Quase 10 milhões de pessoas vivem na capital iraniana.

Segundo a CNN americana, um funcionário da Casa Branca disse que a publicação do presidente “reflete a urgência da necessidade do Irã se sentar à mesa” enquanto os ataques continuam.

“Acho que o Irã está basicamente na mesa de negociações onde eles querem fazer um acordo, e assim que eu sair daqui, faremos algo”, disse Trump na cúpula do G7, na qual o conflito no Oriente Médio dominou as discussões entre os líderes mundiais.

Espera-se ainda que Trump deixe a cúpula do G7 mais cedo nesta noite por causa da situação no Oriente Médio, comunicou a Casa Branca.

O alerta de Trump ocorre no momento em que Israel intensifica os ataques no Irã, que, segundo ele, visam destruir a contestada atividade nuclear do Estado governado por clérigos.

Anteriormente, o Exército israelense emitiu um aviso pedindo aos moradores de um distrito de Teerã que evacuassem, um eco de suas táticas em Gaza, onde deslocou a maior parte da população palestina desde os ataques de 7 de outubro de 2023.

Trump se recusou repetidamente a dizer se os Estados Unidos participariam da ação militar israelense, embora diga que não estavam envolvidos nos ataques iniciais.

Mais cedo, o secretário de Defesa Pete Hegseth anunciou que os Estados Unidos estavam reforçando sua presença militar no Oriente Médio para melhorar sua “postura defensiva”. “No fim de semana, ordenei a implantação de capacidades adicionais na Área de Responsabilidade do Comando Central dos Estados Unidos”, postou Hegseth no X. “Proteger as forças dos EUA é nossa maior prioridade e essas implantações visam melhorar nossa postura defensiva na região.”





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais