Brasília Amapá |
Manaus

Trump chega como favorito às prévias em Nevada

Compartilhe

WASHINGTON – A quarta etapa da escolha do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro, será realizada na terça-feira com o caucus (reunião de eleitores) de Nevada. A disputa será um teste do partido entre eleitores latinos. Pesquisas apontam, contudo, o bilionário Donald Trump na liderança, com os senadores de origem cubana Marco Rubio (Flórida) e Ted Cruz (Texas) brigando pela segunda posição.

O estado — que no sábado deu uma vitória a Hillary Clinton por cinco pontos sobre Bernie Sanders na disputa democrata — tem 27,8% de sua população de origem latina. Segundo o Centro para América Latina, Caribe e Estudos Latinos (Clacs, na sigla em inglês) da City University de Nova York, os eleitores latinos no estado de 2,8 milhões de habitantes já somam 332 mil, sete vezes mais do que em 1990.

A pesquisa da CNN realizada entre os dias 10 e 15 — ou seja, antes da primária da Carolina do Sul, no sábado, vencida por Trump, com Rubio e Cruz praticamente empatados em segundo lugar —, apontava o bilionário com 45% das intenções de votos em Nevada, seguido por Rubio, com 19%, e Cruz, com 17%. O neurocirurgião aposentado Ben Carson aparecia com 7% das intenções de votos e o governador de Ohio, John Kasich, tinha a preferência de 5% dos entrevistados.

Trump cresceu na disputa nacional com a polêmica proposta de deportar até 11 milhões de imigrantes sem papéis e propondo a construção de um muro na fronteira dos EUA com o México, que seria, segundo ele, pago pelos mexicanos e que teria custo de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 48 bilhões, ou o equivalente a quase cinco vezes o custo da extensão do metrô do Rio até a Barra). No seu discurso, após a vitória de sábado, Trump disse que “amava o México e os mexicanos”, mas que tem de defender seu país.

Latinos preferem democratas

Cruz e Rubio, por sua vez, são de origem latina, mas não são muito populares fora da colônia cubana, mais conservadora e concentrada no Sul da Flórida. No penúltimo debate entre os pré-candidatos, Cruz, de extrema-direita, acusou Rubio de ter, no passado, defendido posições mais “abertas” sobre imigração, defendendo um caminho que poderia passar por uma anistia. Cruz também foi culpado de, no passado, não ser tão duro contra os imigrantes como agora.

— O voto latino é muito importante neste estado, mas está majoritariamente apoiando os democratas. Contudo, pode ser uma mostra de como este grupo vai se posicionar na disputa republicana — disse o advogado Ben Ginsberg, cofundador da Presidential Commission on Election Administration, criada por Barack Obama, em 2013, com membros dos dois partidos, para ampliar a democracia.

Com a proximidade da Super Terça, na próxima semana, quando 13 estados republicanos escolhem candidatos, os pré-candidatos não deram a Nevada a mesma dedicação que dispensaram aos três estados que fizeram escolhas até agora. Muitos dividiram suas agendas com apresentações em outros estados.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7