Brasília Amapá |
Manaus

Tragédia: incêndio em tanques de combustível deixa 121 feridos e 17 desaparecidos em Cuba

Compartilhe

Mundo – Pelo menos 121 pessoas ficaram feridas e 17 estão desaparecidas devido à explosão de dois tanques de combustível na cidade de Matanzas, no oeste de Cuba, onde os bombeiros seguem neste sábado (6) tentando apagar o incêndio.

Segundo o novo balanço divulgado pela Presidência da República, dos 121 feridos, cinco estão em estado crítico, outros três muito graves e 28 graves. Entre os feridos está o ministro de Energia e Minas, Liván Arronte.

Cuba solicitou “ajuda e consultoria a países amigos com experiência na questão do petróleo”, informou a presidência.

A resposta chegou rápido: “Expressamos profunda gratidão aos governos do México, Venezuela, Rússia, Nicarágua, Argentina e Chile, que prontamente ofereceram ajuda material solidária diante desta complexa situação”, disse o presidente Miguel Díaz-Canel no Twitter.

“Também agradecemos a oferta de consultoria técnica por parte dos Estados Unidos”, acrescentou. O vice-chanceler Carlos Fernández de Cossío afirmou que a proposta americana “já está nas mãos de especialistas para a devida coordenação”.

Díaz-Canel comentou que “a extinção do incêndio ainda pode demorar”, enquanto o diretor de Comércio e Abastecimento da estatal Unión Cuba-Petróleo (Cupet), Asbel Leal, disse que o país nunca havia enfrentado um incêndio “da magnitude que temos hoje”.

O fogo começou na tarde de sexta-feira quando um raio atingiu um dos tanques do depósito localizado nos arredores de Matanzas, cerca de 100 quilômetros a leste de Havana, às 19h, horário local. Às 5h deste sábado, o fogo atingiu um segundo tonel.

Via AFP


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7