Brasília Amapá |
Manaus

Terremoto de magnitude 6,8 atinge Argentina e é sentido no Brasil; veja vídeo

Compartilhe

Mundo – Um terremoto de magnitude 6,8 ocorreu na região de Jujuy, no noroeste da Argentina, próximo à fronteira com o Chile e Bolívia, e foi sentido em diversas cidades de países vizinhos, inclusive no Brasil.

O tremor ocorreu por volta das 20h (horário de Brasília) da noite de ontem. Os dados registrados por diversos centros de sismologia indicam que esse foi um tremor de intensidade média e profundo, ocorrendo a 194 km abaixo da superfície da Terra, o que minimiza os impactos em superfície e possíveis danos relacionados.

Moradores de várias cidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais relataram que sentiram tremores alguns minutos após o terremoto na Argentina. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) recebeu dezenas de relatos de pessoas da Grande São Paulo que sentiram o tremor por volta das 20h15 de ontem, principalmente de pessoas que moram em andares mais altos de edifícios, que costumam entrar em oscilação ressonante após tremores mais fortes e profundos.

Na cidade de São Paulo algumas pessoas que moram em prédios dizem que não sentiram exatamente um tremor, mas sentiram o prédio balançar ou notaram alguns objetos da casa, como luminárias, balançando por um tempo.

Na cidade de Itatiba, interior de São Paulo, alguns prédios chegaram a ser evacuados e os bombeiros foram acionados, mas após uma vistoria todos voltaram em segurança para suas residências. Na área central da cidade, houve um apagão da Universidade São Francisco e vários alarmes dispararam. Todos esses tremores sentidos no Brasil foram reflexo do terremoto ocorrido no norte da Argentina.

Esses tipos de tremores não são incomuns, já houve outros casos anteriores de tremores sentidos em diversas partes do Brasil que ocorreram como um reflexo de terremotos que ocorreram em países vizinhos.

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, desde 1941 há histórico desse tipo de ocorrência. O último ocorreu em abril de 2018, após um terremoto que ocorreu na Bolívia. Em maio de 2000, tremores também foram sentidos em São Paulo devido a um terremoto que, assim como o de ontem, teve epicentro na província de Jujuy, na Argentina.

Veja video 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7