Brasília Amapá |
Manaus

Taiwan detecta aviões e navios de guerra da China ao redor da ilha

Compartilhe

Mundo – O governo de Taiwan detectou navios de guerra e aviões chineses presentes no território nesta terça-feira, 11. A informação foi divulgada pelo Ministério taiwanês da Defesa, um dia depois de Pequim declarar o fim de suas grandes manobras militares. A China afirma que a ilha pertence a ela e que pretende tomar posse no futuro.

O Ministério da Defesa afirmou que a China “mobilizou aviação militar esta manhã e atravessou a linha mediana a partir do norte, centro e sul”, em referência à linha divisória não oficial no Estreito de Taiwan entre a ilha e o continente.

De acordo com o ministério, ao todo nove navios de guerra e 26 aeronaves chinesas chegaram ao redor da ilha às 11H00 locais (0H00 de Brasília).

Invasão chinesa

No sábado, dia 8, a China iniciou três dias de exercícios militares em torno de Taiwan, que incluíram simulações de ataques aéreos e de um cerco marítimo à ilha.

De acordo com informações divulgadas pela grande mídia mundial, a capital da China, Pequim, considera esta ilha de governo democrático e autônomo como parte de seu território e afirma que pretende retomá-la no futuro.

A demonstração de força foi a resposta da China à reunião entre o presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, na semana passada.

A governante taiwanesa criticou na segunda-feira os exercícios militares e afirmou que as equipes de segurança “permanecerão em suas posições para defender o país”.

Ela também disse que a China utiliza as relações entre Taipé e Washington como uma “desculpa para executar exercícios militares, criando instabilidade em Taiwan e na região”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7