Brasília Amapá |
Manaus

Soldado da Força Aérea dos EUA coloca fog0 em si mesmo durante protesto; veja vídeo

Compartilhe
Soldado da Força Aérea dos EUA coloca fog0 em si mesmo durante protesto; veja vídeo

Mundo – Um membro da ativa da Força Aérea dos EUA que se incendiou em frente à Embaixada de Israel em Washington, DC, no domingo (25/2), morreu, disseram as autoridades.

Aaron Bushnell, 25 anos, disse num vídeo do incidente obtido pela CNN que “não seria mais cúmplice do genocídio” e que o seu sofrimento era mínimo em comparação com o dos palestinianos enquanto a crise humanitária persiste em Gaza.

Ele então coloca o dispositivo de gravação no chão antes de derramar um líquido desconhecido sobre si mesmo e acendê-lo enquanto grita “Liberte à Palestina” repetidamente. Ele finalmente desmaia enquanto os policiais correm para apagar as chamas com extintores de incêndio. Veja vídeo:

Ele foi posteriormente transportado pelo DC Fire e pelos serviços de emergência para um hospital local, onde morreu, disse o Departamento de Polícia Metropolitana em um comunicado. A polícia local está trabalhando com o Serviço Secreto dos EUA e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos para investigar o incidente, ocorrido por volta das 13h, no noroeste de Washington.

A identidade de Bushnell foi confirmada pelo MPD no domingo. A Força Aérea também confirmou sua identidade na segunda-feira e disse que ele era um especialista em operações de defesa cibernética designado para a 70ª Ala de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR). Ele serviu no 531º Esquadrão de Apoio à Inteligência e estava na ativa desde maio de 2020, segundo a Força Aérea.

“Estendemos nossas mais profundas condolências à família e amigos do aviador sênior Bushnell. Nossos pensamentos e orações estão com eles e pedimos que respeitem sua privacidade durante este momento difícil”, disse a coronel Celina Noyes, comandante da 70ª Ala ISR, em comunicado.

A 70ª Ala ISR reúne inteligência aérea, espacial e ciberespaço, de acordo com o seu site, trabalhando em conjunto com a Agência de Segurança Nacional no apoio às necessidades de inteligência da Força Aérea e das forças armadas.

Um porta-voz da Embaixada de Israel disse que nenhum funcionário da embaixada ficou ferido no incidente.

Em dezembro, uma pessoa ateou fogo a si mesma em frente ao Consulado de Israel em Atlanta , no que a polícia disse ser “provavelmente um ato extremo de protesto político”. Uma bandeira palestina que fazia parte do protesto foi recuperada no local e a gasolina foi usada como acelerador, disseram policiais e bombeiros a repórteres em entrevista coletiva.

Israel está em guerra contra o Hamas em Gaza, após os ataques terroristas do grupo em 7 de outubro que mataram 1.200 pessoas em Israel, segundo as autoridades israelenses. A resposta matou quase 30 mil pessoas em Gaza, segundo o ministério da saúde administrado pelo Hamas.

Créditos: CNN EUA


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7