Refugiados fazem protesto pela abertura das fronteiras na Grécia
ATENAS — Um protesto na capital grega reuniu cerca de mil pessoas — incluindo centenas de imigrantes — que pediam pela abertura das fronteiras nesta quarta-feira. Com o apoio de grupos de esquerda, os manifestantes circularam pelas ruas de Atenas denunciando as condições de acolhimento a refugiados com cartazes.
“Queremos liberdade”, “Abram as fronteiras” e “Queremos justiça” eram alguns dos lemas defendidos pelos manifestantes. A maioria dos refugiados vinha do porto de Pireu, onde estão alojados há várias semanas.
— Quero prosseguir viagem com a minha família, quero chegar à Alemanha — disse Newid, um afegão de 24 anos que chegou à Grécia há quatro semanas.
Após o fechamento da fronteira com a Macedônia, país vizinho à Grécia, a estimativa é que ao menos 51 mil imigrantes estejam bloqueados no território grego.
Apesar do acordo entre a União Europeia e a Turquia para conter o fluxo migratório em direção à Europa, centenas de pessoas ainda chegam diariamente às ilhas gregas — embora a um ritmo menor do que no mês passado. Nos últimis dois dias, mais de 700 imigrantes chegaram à Grécia, a principal porta de entrada de refugiados à Europa. Dentre estes refugiados, 569 entraram pela ilha de Lesbos.