Brasília Amapá |
Manaus

Primeiro caso de cachorro com varíola dos macacos é registrado

Compartilhe

Mundo – O primeiro caso de um cachorro infectado pela varíola dos macacos foi registrado na França, na quarta-feira (10). Um estudo publicado na revista The Lancet indicou que o  animal doméstico teria contraído a doença de seus donos.

Segundo o relato da análise, os tutores do animal, dois homens, dormiram junto ao cachorro após já estarem infectados pela doença. Eles tinham o costume de fazer isso e mantiveram o hábito enquanto estavam com a varíola ativa em seus corpos.

O pet desenvolveu os sintomas corporais 12 dias após seus donos. Ele apresentou lesões no ânus, pústulas (bolinhas com pûs) no abdômen e ulceração anal. Sua raça é galgo italiana e ele é um macho de quatro anos de idade.

Conforme os cientistas envolvidos no estudo publicado pela revista, o vírus da varíola dos macacos contraído por um dos pacientes é 100% compatível geneticamente ao do cachorro.

Segundo os donos do animal doméstico, o pet não teve contato com outros animais de estimação desde que passou a apresentar sintomas da doença. Ele também não se aproximou de nenhum humano, além dos tutores já infectados.

Em países onde a doença está em estágio endêmico, somente animais roedores e primatas foram vetores de transmissão da varíola dos macacos. Isso ocorreu nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. A infecção entre animais domesticados, como cães e gatos, nunca havia sido relatada antes do caso francês.

*Com informações do GZH*.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7