Brasília Amapá |
Manaus

Prefeito de Bogotá e seu antecessor se atribuem falsos doutorados

Compartilhe

BOGOTÁ — Inimigos políticos buscam de tudo para incriminar e desprestigiar um ao outro. Geralmente, o resultado é bem sucedido. Mas há ocasiões em que o feitiço se vira contra o feiticeiro: o prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, e seu antecessor, Gustavo Petro, atribuíram a si mesmos títulos de doutorado supostamente obtidos no exterior, mas que nunca obtiveram. O problema foi à tona justamente após o ex-prefeito acusar o atual de mentir sobre sua formação, mas ele acabou flagrado pela mesma falha.

Peñalosa, urbanista que já havia governado a capital entre 1998 e 2000, diz em seu currículo ter cursado um doutorado em Administração Pública na Universidade de Paris. Já foi apresentado como doutor em diversas conferências realizadas em universidades internacionais. Mas foi pego no flagra por uma socióloga conterrânea que estuda por lá: a socióloga Juana Afanador fez uma pesquisa e descobriu que este doutorado não apenas não existia na instituição, como que o nome de Peñalosa não consta dos arquivos da universidade.

— Inventar títulos é um mau costume da classe política colombiana, seja de esquerda, de direita ou de centro — criticou a socióloga, em entrevista à AP.

Petro aproveitou para criticar o atual mandatário da capítal. Subscreveu uma carta na qual exigia explicações de Peñalosa pelas revelaçõies, que viraram febre na internet. O antecessor chegou a publicar no Twitter um vídeo antigo seu no qual ressaltava seus títulos, que incluiriam uma especialização de mercado, um mestrado na Universidade Javeriana e um doutorado em gestão empresarial em Salamanca, na Espanha.

Mas o diário “El Espectador” teve acesso ao currículo do ex-prefeito e descobriu que ele se atribuiu os três títulos, nunca obtidos. Segundo o jornalista Melquisedec Torres, Petro nunca estudou em Salamanca e nunca concluiu os estudos de doutorado. Num livro sobre a invasão ao Palácio de Justiça por um grupo guerrilheiro aliado ao nmarcotraficante Pablo Escobar, em 1985, o ex-prefeito se indica como doutor em Lovaina, na Bélgica.

— O que ele estudou em Lovaina foi apenas uma especialização — relatou Torres.

Petro ficou na defensiva: disse que nunca terminou o mestrado porque brigou com um professor. Mas ainda não explicou a situação dos outros títulos. Mas algo alivia sua situação: segundo fontes legais, não há consequência jurídica para o relato falso de título.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7