Brasília Amapá |
Manaus

Perto da guerra, Ucrânia recruta homens de 18 a 60 anos e tenta passar urgentemente lei de porte de armas

Compartilhe
Perto da guerra, Ucrânia recruta homens de 18 a 60 anos e tenta passar urgentemente lei de porte de armas

Mundo – A Ucrânia começou nesta quarta-feira (23) a recrutar reservistas com idades entre 18 e 60 anos após um decreto do presidente Volodymyr Zelenskiy, informaram as Forças Armadas por um comunicado. O período máximo de serviço é de um ano.

Zelenskiy declarou na terça-feira (22) que estava introduzindo o recrutamento de reservistas, mas descartou uma mobilização geral depois que a Rússia anunciou que estava movendo tropas para o leste da Ucrânia.

Porte de Armas

Também nesta quarta-feira (23), o parlamento ucraniano votou para aprovar, em primeira leitura, um projeto de lei que dá permissão aos ucranianos para portar armas de fogo e agir em legítima defesa.

“A adoção desta lei é totalmente do interesse do Estado e da sociedade”, disseram os autores do projeto de lei em nota, acrescentando que a lei era necessária devido às “ameaças e perigos existentes para os cidadãos da Ucrânia”.

Uma das piores crises de segurança da Europa em décadas ocorreu depois que o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu duas áreas do leste da Ucrânia como independentes e ordenou que tropas fossem enviadas para o leste da Ucrânia.

Estado de emergência

Um estado de emergência deve ser introduzido em todas as partes da Ucrânia sob controle do governo, anunciou o Conselho de Segurança e Defesa Nacional do país nesta quarta.

A medida deverá ser aprovada pelo Parlamento ucraniano em 48 horas e terá duração de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias.

“Em todo o território de nosso país, com exceção de Donetsk e Luhansk, um estado de emergência será introduzido”, disse Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, nesta quarta-feira.

“O principal objetivo da Federação Russa é desestabilizar a Ucrânia por dentro e alcançar seu objetivo. Para evitar que isso aconteça, decidimos hoje e tomamos essa decisão hoje”, acrescentou.

Sanções internas

O Parlamento da Ucrânia aprovou, nesta quarta-feira (23), um pacote de sanções contra 351 russos – incluindo parlamentares que apoiaram o reconhecimento da independência de dois territórios controlados por separatistas no leste da Ucrânia e o envio de tropas russas para lá.

As sanções impõem restrições, que incluem impedir os sancionados de entrar na Ucrânia e impedir seu acesso a ativos, capital, propriedades e licenças comerciais.

O Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia deve impor as sanções após uma votação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7