Parlamentares derrubam vetos de Milei em nova derrota no Congresso
Mundo – O Congresso da Argentina votou nesta quarta-feira (17), para derrubar os vetos do presidente Javier Milei às leis que aumentariam o financiamento para universidades públicas e hospitais pediátricos, representando uma repreensão legislativa significativa à agenda do líder libertário.
A ação do Congresso ocorreu horas após milhares de argentinos lotarem as ruas do centro de Buenos Aires, exigindo mais financiamento para universidades e cuidados pediátricos, que sofreram cortes devido às medidas de corte orçamentário de Milei.
A grande manifestação teve como objetivo pressionar os legisladores a rejeitarem os vetos do presidente aos projetos de lei de financiamento da educação e da saúde.
Para que os vetos sejam totalmente derrubados, o Senado também precisa votar pela anulação dos decretos presidenciais de Milei.
O presidente argumentou que as leis de financiamento prejudicariam o equilíbrio fiscal da Argentina, mas os parlamentares se opuseram à sua abordagem rigorosa.
A derrota legislativa se soma aos crescentes desafios para Milei, cuja popularidade caiu após profundos cortes orçamentários.
Ele também enfrenta as consequências de um escândalo de corrupção e uma recente derrota eleitoral nas eleições provinciais de Buenos Aires.