Brasília Amapá |
Manaus

Ômicron tem menor chance de infectar pulmões, dizem pesquisas

Compartilhe
Ômicron tem menor chance de infectar pulmões, dizem pesquisas

Mundo – Estudos publicados no fim de dezembro indicam que a ômicron tem mais probabilidade de infectar a garganta que os pulmões. Com isso, a cepa se torna mais transmissível, mas menos mortal.

O jornal Guardian revisou 4 pesquisas que analisam como a ômicron é menos prejudicial aos pulmões que outras variantes do coronavírus, como a delta. Os estudos são preliminares e ainda precisam ser revisados por outros cientistas.

Deenan Pillay, professor de virologia da Universidade College London, destacou que, mesmo que preliminares, todos os estudos “apontam na mesma direção”. Segundo ele, as mutações sofridas pela ômicron fizeram com que a variante possa infectar diferentes células. “Em essência, ela parece ser mais capaz de infectar o trato respiratório superior”, disse.

Um dos estudos analisados pela publicação foi feito pelo grupo de pesquisa de virologia molecular da Universidade de Liverpool. A pesquisa indica que ratos infectados com a ômicron perdem menos peso, têm cargas virais mais baixas e apresentam pneumonia menos grave. Além disso, os animais se recuperam mais rápido do que quando contraem outras variantes do coronavírus.

Pesquisadores dos Estados Unidos publicaram na última semana estudo com resultados semelhantes. Assim como cientistas do Centro de Pesquisa de Vírus da Universidade de Glasgow, que também encontraram evidências de que a ômicron age no corpo de forma diferente de outras cepas.

O Neyts Lab da Universidade de Leuven, na Bélgica, também verificou uma carga viral mais baixa nos pulmões de ratos infectados com a ômicron. Johan Neyts, um dos responsáveis pelo estudo, diz ser preciso verificar se o mesmo efeito ocorre em humanos. Segundo ele, a cepa pode se comportar de forma diversa nos ratos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7