Brasília Amapá |
Manaus

Nova tragédia: terremoto na Turquia e Síria tem mais de 5 mil vítimas

Compartilhe

Mundo – O segundo forte terremoto ocorreu na Turquia cerca de 9 horas após o primeiro, que atingiu o sul do país e o norte da Síria.

O epicentro deste segundo terremoto foi no distrito de Elbistan, na província turca de Kahramanmaras, com uma magnitude de 7,5 na escala Richter.

A quantidade de mortos nos dois países já ultrapassou 5 mil, segundo informações oficiais. Além disso, mais de 100 pequenos tremores secundários foram relatados pelas autoridades turcas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, classificou o desastre como o maior enfrentado pelo país desde o terremoto em Erzincan em 1939. Ele pediu união e solidariedade à população e garantiu o esforço para que as equipes de resgate cheguem a todas as emergências.

Líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, transmitiram mensagens de solidariedade e ofereceram ajuda nos esforços de resgate e reconstrução. 

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, manifestou sua preocupação com o devastador terremoto na Turquia e na Síria e sua solidariedade com os povos dependentes.

Além disso, a Agência Brasileira de Cooperação está trabalhando em coordenação com outros países para oferecer ajuda humanitária às garantidas.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, não há relatos de brasileiros mortos ou feridos. As embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral em Istambul, estão monitorando a situação.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7