Manaus 32º
terça-feira - 30 de agosto de 2022

Morre, aos 91 anos, Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

Compartilhe

Mundo – O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev morreu nesta terça-feira, 30, aos 91 anos, informaram as agências de notícias russa, citando o Hospital Clínico Central. “Nesta tarde, após uma longa e grave doença, morreu Mikhail Gorbachev”, informaram fontes do hospital.

De acordo com o escritório de Gorbachev, ele estava sendo tratado, porém, não ficou claro qual doença possuía. Ele vai ser enterrado no Cemitério Novodevichy, em Moscou, ao lado de sua esposa Raisa, que morreu em 1999.

Gorbachev foi o último presidente soviético e forjou acordos de redução de armas com os Estados Unidos e parceria com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que dividia a Europa desde a Segunda Guerra Mundial e trazer a reunificação da Alemanha.

Gorbachev é considerado pelo Ocidente o responsável por encerrar a Guerra Fria sem derramamento de sangue, contudo, não conseguiu evitar o colapso da União Soviética (URSS).

Devido a problemas de saúde, ele viveu longe dos holofotes durante anos. A imprensa local reportou que o político passou meses no hospital devido a uma série de doenças. Em 2019, o último líder soviético foi hospitalizado por pneumonia.

Vitória Supermercados