Brasília Amapá |
Manaus

‘Milagre’: diz dona da casa de madeira de 100 anos que resistiu aos incêndios devastadores no Havaí; veja vídeo

Compartilhe
'Milagre': diz dona da casa de madeira de 100 anos que resistiu aos incêndios devastadores no Havaí; veja vídeo

Mundo – A imagem de uma casa com um telhado vermelho brilhante emergindo intacta em meio às cinzas e destruição causadas pelos incêndios devastadores que varreram o Havaí recentemente se tornou um símbolo de esperança e resistência. Avaliada em cerca de U$ 4 milhões, a propriedade localizada no bairro residencial de West Maui, na cidade histórica de Lahaina, resistiu a um dos desastres naturais mais aterrorizantes, deixando muitos se perguntando se era um verdadeiro “milagre”.

A proprietária da casa, Dora Atwater Millikin, comprou a residência centenária apenas três anos atrás. Ela acredita que as razões para a sobrevivência do imóvel podem ser encontradas nos detalhes de sua construção e nas precauções tomadas durante a recente reforma.

A casa, construída inteiramente em madeira, não é à prova de fogo, mas Millikin e seu marido optaram por não fazer grandes modificações na estrutura original. “É uma casa 100% de madeira, então não é à prova de fogo ou algo assim. Adoramos construções antigas, então queríamos apenas homenagear a casa. E não a mudamos de forma alguma – apenas a restauramos”, explicou Millikin ao jornal Los Angeles Times.

Durante a restauração, o casal substituiu a antiga cobertura de telhas por um telhado de metal. Essa escolha pode ter sido crucial para a sobrevivência da casa, já que, durante o incêndio, toras de madeira eram lançadas pelos fortes ventos, atingindo os telhados e iniciando novos focos de incêndio. O telhado de metal provavelmente impediu que as chamas se propagassem.

Outra medida de precaução que pode ter desempenhado um papel importante na sobrevivência da casa foi a cobertura do solo com pedras até muito perto da residência e a poda de folhagens próximas às paredes externas. Esse planejamento estratégico ajudou a evitar que brasas incandescentes próximas à casa causassem danos.

Segundo Susie Kocher, consultora florestal da Universidade da Califórnia, “se arbustos, especialmente os inflamáveis, estiverem bem ao lado da casa e as brasas os incendiarem, o calor pode estourar a janela e entrar a partir daí.”

Além disso, a localização da casa também pode ter desempenhado um papel na sua sobrevivência. Ela não estava muito próxima das propriedades vizinhas, sendo cercada pelo mar, uma estrada e um terreno baldio. “As pessoas geralmente pensam que é uma grande parede de chamas que está incendiando as casas, mas muitas vezes o mecanismo são brasas”, explicou Kocher.

A casa de telhado vermelho agora se destaca como um símbolo de esperança e resistência em meio à tragédia que assolou o Havaí. Sua história nos lembra que, com planejamento cuidadoso e preservação do patrimônio histórico, é possível enfrentar a fúria da natureza e emergir vitorioso.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7