Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Lula quebra o silêncio no G7 e condena os ataques de Israel ao Irã

Compartilhe
Lula quebra o silêncio no G7 e condena os ataques de Israel ao Irã

Mundo – Durante discurso na Cúpula do G7, realizada nesta terça-feira (17) no Canadá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com os desdobramentos do conflito entre Israel e Irã. Em sua fala, Lula afirmou que os recentes ataques israelenses ao território iraniano colocam o Oriente Médio sob risco de se tornar um “único campo de batalha”, com possíveis consequências globais de grande escala.

Diferentemente do posicionamento oficial do G7 — que defendeu o direito de Israel à autodefesa e condenou o programa nuclear do Irã — Lula adotou um tom mais neutro, alinhado à nota anterior do Itamaraty. O presidente brasileiro evitou condenar a reação de Teerã e reforçou a necessidade de uma liderança global mais equilibrada diante da escalada militar.

“O mundo não terá segurança energética em um cenário de conflitos contínuos”, afirmou, ao destacar que os gastos militares anuais já equivalem ao PIB da Itália. Lula também criticou a falta de protagonismo das potências internacionais na construção da paz, e alertou para o agravamento das tensões geopolíticas em um cenário marcado por omissão e falta de diálogo.

Com sua fala, Lula tenta reforçar o papel do Brasil como mediador e defensor da diplomacia, mesmo em um contexto internacional cada vez mais polarizado.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais