Brasília Amapá |
Manaus

Israel chama de ‘perigosa’ decisão de Brasil de permitir navios de guerra do Irã no RJ

Compartilhe
Israel chama de ‘perigosa’ decisão de Brasil de permitir navios de guerra do Irã no RJ

Brasil – A Embaixada de Israel no Brasil afirmou nas redes sociais que é “perigoso e lamentável” que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha autorizado a atracagem de navios de guerra do Irã na costa do Rio de Janeiro (RJ).

Duas embarcações do regime terrorista estão ancoradas no Brasil desde domingo (26), após o governo federal autorizar a aproximação ao território. No local, estão atracados o porta-helicópteros IRIS Makran e a fragata IRIS Dena, que devem ficar no Porto do Rio até este sábado (4).

Por se tratar de navios de guerra do Irã, a chegada ao Brasil dependia de autorização expressa da Marinha, o que foi feito no dia 24 de fevereiro através de um despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).

No Twitter, a diplomacia da Israel escreveu que “o Brasil não deve conceder nenhum prêmio a um Estado maligno, responsável por inúmeras violações dos Direitos Humanos contra seus próprios cidadãos, executando ataques terroristas em todo o mundo e distribuindo armamento para organizações terroristas em todo o Oriente Médio”.

“Este é o momento de seguir os passos dados pela UE, EUA, Canadá, Austrália, Japão e muitos outros países, e destacar o regime iraniano como o que realmente é: uma entidade terrorista. Ainda não é tarde demais para ordenar aos navios que saiam do porto”, acrescenta a nota oficial.

Os Estados Unidos já haviam alertado o Brasil sobre a provocação do Irã ao atracar navios de guerra em território brasileiro, o que foi ignorado pelo Palácio do Planalto e pelas autoridades militares.

“Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas e já tiveram sanções da ONU. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar”, declarou a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley.

Créditos: Conexão Política


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7