Brasília Amapá |
Manaus

Índia ultrapassa a China e se torna país mais populoso do mundo, diz ONU

Compartilhe
Índia ultrapassa a China e se torna país mais populoso do mundo, diz ONU

Pela primeira vez em séculos, a China deixa de ser o país mais populoso do mundo. De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia ultrapassou a China em tamanho de população. A data exata da mudança no ranking de países mais populosos não foi informada, mas a ONU previa que isso ocorreria até o fim de abril.

Atualmente, a Índia tem 1,428 bilhão de habitantes, enquanto a China tem 1,425 bilhão. Desde 1950, quando a ONU começou a contabilizar os tamanhos as populações do mundo, a China sempre foi a nação mais populosa do planeta. Acredita-se que o país provavelmente já era o mais populoso por centenas de anos antes: estima-se que em 1750 havia 225 milhões de chineses, o que a tornava a mais numerosa do globo naquele ano.

Uma das principais razões para a mudança é o fato de a China ter uma população envelhecida e com crescimento estagnado. Nos anos 1980, a China instaurou a política do filho único, que teve como um dos resultados a estagnação do crescimento, mesmo depois do fim da política. Agora, a população chinesa está prestes a encolher. As projeções apontam que em 2050 a população chinesa será 8% menor do que a atual.

Enquanto isso, a Índia continua a crescer, mesmo que a um ritmo menor que no passado. O país asiático tem uma população jovem e em crescimento, o que explica a sua ascensão no ranking de países mais populosos do mundo. Ainda assim, a Índia enfrenta vários desafios, como a pobreza, a falta de acesso a serviços básicos, a desigualdade e a poluição.

Com a mudança no ranking de países mais populosos do mundo, a Índia se torna ainda mais importante do ponto de vista geopolítico e econômico. O país é uma das maiores economias do mundo e tem um papel crescente nos assuntos internacionais. Já a China, mesmo que perca o posto de país mais populoso, continua sendo uma potência econômica e militar, com um papel central no cenário mundial.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7